Concatenation: como o sound design pode sublinhar a edição de imagens

Ritmo e corporalidade são a contribuição do som

Sensacional esse trabalho de edição de imagens com som: montado pelas mãos do italiano Donato Sansone e com sound design de Enrico Ascoli, o video experimental costura imagens de um projétil que nasce cuspido pelo próprio Donato e atravessa cenas aparentemente desconexas, criando uma poesia futurista (pela velocidade) e virtuose (pela edição, impecável e criativa, usando trechos de videos aleatórios). A escolha e justaposição das imagens é de tirar o fôlego e ainda tem bom humor.

O sound design aqui tem um papel importante: tornar mais real a brutalidade da colagem, dando uma textura tátil ao que se assiste. Como é que o som pode ajudar nesse resultado final? Com volume e equalização. Os barulhos de explosões, vento, tiros, trombadas e todo tipo de impacto são tratados à base de um volume muito alto, agressivo, e uma equalização que sublinha os graves. Frequências graves são aquelas que sentimos em nosso corpo, nossos ossos e pele. São as que nos fazem dançar, e também nos alertam quando um terremoto está chegando. É assim que o sound design de filmes de ação funciona: reforçando volume e sons graves. É o tipo de sensação sônica que chamamos de “na cara”, e que está reproduzida no filme abaixo.

Ponha os fones de ouvido:

( Dica do diretor Marcelo Machado )

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More