O mundo bonito, inovador e às vezes sombrio da propaganda soviética animada (1925-1984)

“Lenin proclamou o cinema a mais importante de todas as artes, presumivelmente por sua capacidade de se comunicar diretamente com as massas oprimidas e amplamente analfabetas”

Ao crescer, montamos nossa visão de mundo de várias fontes diferentes: pais, irmãos, colegas de classe. Mas para a maioria de nós, onde e quando passamos nossos anos de formação, nada moldou nossas primeiras percepções da vida de forma tão vívida como os desenhos animados. E Lenin sabia muito bem como isso funcionava.

“Com o estabelecimento da União Soviética em 1922,” escreve o crítico de cinema Dave Kehr do New York Times, “Lenin proclamou o cinema a mais importante de todas as artes, presumivelmente por sua capacidade de se comunicar diretamente com as massas oprimidas e amplamente analfabetas”.

Lenin certamente não excluiu a animação, que assumiu imediatamente seu papel na máquina de propaganda soviética: Brinquedos soviéticos, o primeiro desenho animado feito pela URSS, estreou apenas dois anos depois. Foi dirigido por Dziga Vertov, o cineasta inovador mais conhecido na década de 1929 Um homem com uma câmera de cinema, uma emocionante articulação das possibilidades artísticas do documentário. Vertov é talvez a figura mais representativa dos primeiros anos do cinema soviético, nos quais os estreitos limites políticos, no entanto, permitiam uma liberdade de experimentação artística limitada apenas pela habilidade e imaginação do cineasta.

Isso mudou com o tempo: a década de 1940 viu a elevação de animadores habilidosos, mas imitadores do Ocidente, como Ivan Ivanov-Vano, a quem Kehr chama de “Disney soviética”. Esse rótulo é adequado, uma vez que um curta de Ivanov-Vano como A voz de outra pessoa a partir de 1949 “poderia facilmente passar por uma ‘Sinfonia Silly’ da Disney”, se não fosse pelo seu “tom ameaçador” não típico da Disney.

As seleções da lista de reprodução vêm da coleção Propaganda Soviética Animada: da Revolução de Outubro à Perestroika; “Os trabalhadores são teimosos, nobres e genéricos”, escreve Tasha Robinson do AV Club. “Os capitalistas são gordos, suínos mascadores de charuto, e os estrangeiros são caricaturas feias semelhantes às vistas na propaganda americana da Segunda Guerra Mundial.”

Com sua forte “inclinação anti-americana, anti-alemã, anti-britânica, anti-japonesa, anti-capitalista, anti-imperialista e pró-comunista”, como diz Kehr, eles precisariam de um público impressionável para fazer qualquer coisa convincente fora do território soviético. Mas eles enviam uma mensagem inconfundível aos telespectadores na URSS: você não sabe a sorte que tem.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More