A arquitetura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Os locais mais icônicos do ponto de vista arquitetônico.

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em pleno vapor, reunimos os locais mais icônicos do ponto de vista arquitetônico, incluindo obras dos arquitetos japoneses Kengo Kuma, Kenzo Tange e Fumihiko Maki.

A estrutura central dos Jogos Olímpicos de 2020, adiados pelo coronavírus, é o novo Estádio Nacional do Japão com capacidade para 68.000 espectadores, projetado por Kuma.

O estádio é um dos poucos locais construídos especificamente para os Jogos, com a maioria dos eventos previstos para serem realizados em edifícios existentes como parte do impulso do evento para “entregar um Jogos sustentável”.

Além dos centros aquáticos, ginásios e de vôlei, os destaques arquitetônicos dos Jogos incluem vários locais que foram concluídos para os Jogos Olímpicos anteriores em Tóquio, em 1964.

Os Jogos devem começar oficialmente amanhã. No entanto, os atletas estão prontos para atuar em locais em grande parte vazios devido às restrições do coronavírus, já que as taxas na cidade continuam a subir.

Screen Shot 2021 07 26 at 62518 PM

Estádio Nacional do Japão por Kengo Kuma (2019)

Atletismo e futebol

Projetado pelo arquiteto japonês Kuma, o Estádio Nacional do Japão será a estrutura central dos Jogos, sediando as cerimônias de abertura e encerramento, assim como os eventos de atletismo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O estádio foi construído em detrimento de outro, um edifício projetado pelo arquiteto britânico Zaha Hadid. Embora Hadid tenha ganho uma competição internacional para projetar o estádio, seu projeto foi abandonado após preocupações sobre custos e oposição de arquitetos japoneses.

Descrito por alguns arquitetos como “bastante simples, e definitivamente não icônico”, o estádio oval de Kuma está envolto em terraços que contêm plantas e árvores. O edifício é parcialmente feito de madeira, com arquibancadas abrigadas sob um lariço treliçado e copa de aço.

Screen Shot 2021 07 26 at 62534 PM

Estádio Nacional do Yoyogi por Kenzo Tange (1964)

Handbol, badminton e rugby em cadeira de rodas

Um dos vários locais construídos para os Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio que será reutilizado durante os Jogos deste ano, o Estádio Nacional Yoyogi foi projetado pelo Prêmio Pritzker de Arquitetura Kenzo Tange, ganhador do prêmio.

Originalmente construído para receber os eventos de natação e mergulho dos Jogos, a arena coberta é agora usada principalmente para hóquei no gelo e beisebol.


Centro Aquático de Tóquio por Yamashita Sekkei e Tange Associates

Tokyo Aquatics Center por Tange Associates e Yamashita Sekkei (2020)
Natação e mergulho

O centro aquático de Tóquio com 15.000 lugares foi projetado por Paul Tange da Tange Associates, cujo pai Kenzo Tange projetou um edifício com o mesmo propósito para as Olimpíadas de 1964 em Tóquio.

A forma em forma de pirâmide invertida reflete a forma das arquibancadas internas. Após os Jogos, a capacidade do local será reduzida para 5.000 lugares.


Nippon Budokan de Mamoru Yamada
A foto é por Wiiii

Nippon Budokan de Mamoru Yamada (1964)
Judô e Caratê

Outro local construído para as Olimpíadas de 1964, este edifício octogonal foi projetado para receber as provas de judô nos Jogos.

Agora usado como palco para eventos de artes marciais e um local de música, o Nippon Budokan vai mais uma vez sediar o judô ao lado dos eventos de caratê.


Ariake Gymnastics Center da Nikken Sekkei + Shimizu Corporation

Ariake Gymnastics Center da Nikken Sekkei + Shimizu Corporation (2019)
Ginástica e Bocha

Projetado para se assemelhar a uma embarcação flutuante de madeira, o Ariake Gymnastics Center tem uma estrutura de madeira e aço e telhado famoso com paredes revestidas de madeira. O assento também é feito de madeira.

Durante os Jogos, a arena terá capacidade para 12 mil, que será reduzida com a retirada de arquibancadas provisórias após os Jogos.


Fórum Internacional de Tóquio por Rafael Viñoly Architects

Tokyo International Forum por Rafael Viñoly Architects (1997)
Halterofilismo

Construído para o Governo Metropolitano de Tóquio, o Fórum Internacional de Tóquio sediará os eventos de levantamento de peso e levantamento de peso durante os Jogos.

O lobby principal do centro de conferências está contido em uma estrutura construída a partir de duas paredes de vidro de 60 metros de altura que se cruzam, que foi descrita pelo estúdio de arquitetura como “uma das estruturas mais ousadas já construídas no Japão”.


Ginásio Metropolitano de Tóquio por Fumihiko Maki

Tokyo Metropolitan Gymnasium de Fumihiko Maki (1991)
Tênis de mesa

Um dos dois locais projetados pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, Fumihiko Maki, que será usado nos Jogos, o Tokyo Metropolitan Gymnasium sediará os eventos de tênis de mesa.

Localizada ao lado do estádio de Kuma, a estrutura foi construída originalmente para sediar o Campeonato Mundial de Wrestling em 1954, antes de hospedar eventos de ginástica nas Olimpíadas de 1964. Foi amplamente reconstruído por Maki e reaberto em 1991.


Kokugikan Arena da Kajima Corporation

Kokugikan Arena por Kajima Corporation (1985)
Boxe

Casa da luta de sumô em Tóquio, a Kokugikan Arena foi projetada em 1985 pela Kajima Corporation para substituir um local anterior do local.

A área em forma de tigela sediará os eventos de boxe durante os Jogos.


Ariake Arena de Kume Sekkei

Ariake Arena de Kume Sekkei (2019)
Voleibol e basquete em cadeira de rodas

Localizada ao lado do Centro de Ginástica Ariake na Baía de Tóquio, a Ariake Arena com capacidade para 15.000 pessoas foi construída para sediar eventos de vôlei e basquete em cadeira de rodas durante os Jogos.

A estrutura é rematada por uma cobertura convexa que lembra o formato de uma onda.


Makuhari Messe Hall por Fumihiko Maki

Makuhari Messe Hall de Fumihiko Maki (1989)
Esgrima, taekwondo, luta livre e goalball

O segundo prédio de Maki que será usado nos Jogos, o Makuhari Messe Hall é um centro de conferências próximo à costa, nos arredores de Tóquio.

Construído inteiramente em concreto pré-moldado e uma estrutura de aço estrutural, o edifício é encimado por uma cobertura curva dinâmica.


Izu Velodrome de Gensler Architects (2011)

Izu Velodrome de Gensler Architects (2011)
Ciclismo

Projetado pelo estúdio norte-americano Gensler Architects, o Velódromo Izu foi construído há 30 anos e na época era a primeira pista de ciclismo coberta de 250 metros no Japão.

A instalação em forma de cúpula prateada está localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Tóquio.


Estádio Miyagi por Shoichi Haryu e Hitoshi Abe

Estádio Miyagi de Shoichi Haryu e Hitoshi Abe (2000)
Futebol

O distinto Estádio Miyagi de concreto projetado por Shoichi Haryu e Hitoshi Abe é um dos sete estádios preparados para receber jogos durante as Olimpíadas.


Musashino Forest Sport Plaza por Nihon Sekkei

Musashino Forest Sport Plaza por Nihon Sekkei (2017)
Badminton, pentatlo e basquete em cadeira de rodas

Construída para os Jogos deste ano, a arena principal do Musashino Forest Sport Plaza, no oeste de Tóquio, tem capacidade para mais de 10.000 pessoas.

Foi construído para receber eventos de badminton, pentatlo e basquete em cadeira de rodas durante os Jogos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More