3 exemplos inovadores de como empresas tem feito a integração de equipes remotas (e presenciais)

Como as empresas estão investindo na lubrificação social de suas equipes e porque isso é tão importante daqui para frente.

Depositphotos 158351108 xl 2015 1
Trabalho remoto. Para ficar.

De todas as mudanças na dinâmica do trabalho que surgiram com a pandemia, nenhuma é tão marcante e icônica quanto trabalho remoto. Mesmo na fase atual, de retomada, o modelo do trabalho a distância deve ser absorvido na cultura corporativa, pelo menos de forma híbrida com o presencial. E nesses quase dois anos de relacionamento virtual entre colegas as empresas conseguiram tirar várias lições, especialmente na parte mais prática, daquilo que funciona ou não.

Ente prós e contras, temos:

Prós

  • maior flexibilidade nos horários
  • tempo que era gasto em deslocamentos virou tempo útil
  • possibilidade de trabalhar de qualquer lugar(outras cidades inclusive)

Contras

  • Falta de trocas mais ricas, criativas e humanas
  • Nem todo mundo tem a disciplina necessária
  • Mais distrações e tentações
  • Saúde Mental pode ficar comprometida, virtualidade gera ansiedade

Bons exemplos do que funciona

E é com essa listinha em mãos que algumas empresas já tem trabalhado para melhor os aspectos positivos e minimizar os negativos. E mais do que isso: já começam a pensar na dinâmica entre os que estarão presencialmente nos escritórios e os remotos, afinal o fluxo de trabalho percorre essas vias de forma diferente, com velocidades diferentes, detalhamentos diferentes, feedbacks diferentes, etc.

Separamos algumas das iniciativas mais diferenciadas que vão além dos almoços e happy hours virtuais e que realmente fazem sucesso genuíno e espontâneo entre os participantes.

01. Flowing

Screen Shot 2021 08 31 at 20137 PM

A Flowing é uma das pioneiras no desenvolvimento de atividades criativas e lúdicas que funcionam como uma forma de descompressão ao mesmo tempo em que otimiza o fluxo (ou o “flow”) entre colegas e posições de comando.

6b01edb4 d0ef 40f7 ad66 fdb46dc4dbd7

As sessões em grupo podem ser virtuais ou presenciais e utilizam um método em que os participantes praticam atividades criativas que nada tem a ver com a rotina do trabalho: pode ser uma pintura de quadro, uma gincana remota coletiva através de computadores e celulares, preparação de drinques, criação de perfumes, etc.

ezgif.com optimize

O objetivo não está no produto final, mas sim no processo. As pessoas encaram desafios fora da zona de conforto, desafiam a ansiedade mas logo se soltam criativamente e o grupo inteiro se engaja, se divertem e o relacionamento se consolida naturalmente. A Flowing já fez sessões com o Google, Hershey’s, Next, Unico, Smiles, Unilever, Notredame, PetroRio, Zurich, CooperVision, Invisalign, Givaldan, Ginger.

02. Zenklub

006b58f8 e8a6 4207 8a5d a6105fbab0ca

O Zenklub é uma startup que oferece profissionais de saúde mental e bem-estar por uma plataforma de acesso remoto com sessões com psicólogos, terapeutas e coachings . A saúde emocional do seu time é fundamental. Em um momento delicado como este a ansiedade aumenta demais e é uma alívio poder contar com isso.

Screen Shot 2021 08 31 at 2.18.34 PM

03. Escape Time

As salas online buscam o engajamento e trabalho em equipe de forma divertida e lúdica, nos mesmos moldes das salas físicas de escapada, ou “escape rooms”. A Escape Time tem 7 temas disponíveis e pode até criar salas personalizadas conforme a necessidade de cada cliente.

O mais importante é que, seja o trabalho remoto ou presencial, é preciso entender que a dinâmica em sí mudou. A maneira como nos relacionamos com os colegas e com o próprio trabalho, mudou. A parte estrutural precisa continuar melhorando e os soft skills precisam se manter em desenvolvimento constante, ainda mais do que antes. E as iniciativas que tem funcionado melhor nesse sentido são aquelas que funcionam como facilitadoras, afinal somos seres sociais na essência e na maioria das vezes basta criar as condições certas para que a mágica aconteça naturalmente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More