Como construir um bom argumento

Como a arte da retórica e do debate, que já foi parte integrante da educação no Ocidente, desapareceu das escolas e o que essa perda representou para a sociedade.

Sempre que você entra em uma discussão, seja discutindo política com um amigo ou negociando um aumento com o seu chefe, talvez você tenha a sensação de que a outra pessoa não esteja enxergando o seu ponto de vista. Ou pior: a conversa não deslancha e simplesmente não chega a lugar nenhum. Uma habilidade (ou falta de) que vai de um simples e improdutivo bate-boca a um embate mental que pode mudar a maneira como você enxerga as coisas.

Talvez o que você esteja precisando pra ficar craque nessa arte sejam algumas dicas profissionais de alguém que passou a vida inteira discutindo… competitivamente. Sim, isso mesmo, competitivamente, em debates com pontuação. O nome dele é Bo Seo, duas vezes campeão mundial de debatedores, ex-treinador da seleção australiana de debates e também da Harvard College Debating Union. E autor do excelente “Good Arguments: How Debate Teaches Us to Listen and Be Heard”.

Nesse episódio do Art of Manliness (em ingles) Bo explica por que aprender a arte da retórica e do debate já foi parte integrante da educação no Ocidente, por que o assunto desapareceu das escolas, e a perda que isso representou para a sociedade. Bo também explora as lições que tirou de sua carreira de debatedor e que você pode aplicar aos seus próprios argumentos cotidianos, sejam grandes ou pequenos. Ele conta quais são as duas coisas que um argumento forte tem que fazer e as quatro perguntas para se fazer para ver se você cumpriu com os requisitos. Tem dicas de como criar retórica persuasiva e como refutar as afirmações da outra pessoa.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More