Budweiser vai preservar quadras de basquete de rua ameaçadas (SP)

Com o nome “Quadras Indestrutíveis”, a iniciativa criada pela agência Africa inclui a realização de um projeto artístico, uma brecha na Lei de Tombamento.

As quadras de basquete de rua fazem parte da vida de muitas pessoas. Elas podem ser encontradas em diversos bairros e acabam virando muito mais do que um lugar para se praticar um esporte. São um ponto de encontro e parte importante da cultura de uma cidade.

Porém, se a quadra é sinônimo de lazer, cultura, música e senso de comunidade, ela também é um espaço altamente visado pelo mercado imobiliário. Afinal, são 420m2 de terreno plano, que poderia servir para estacionamentos ou para construção de prédios.

Mas, quando uma quadra é destruída, não se perdem apenas esses 420 m2, mas toda a cultura que está ao seu redor. Por isso, a Budweiser, parceira da NBA e uma das porta-vozes do basquete no Brasil, resolveu tomar uma atitude. 

marca encontrou uma brecha na Lei de Tombamento Brasileira nº 25/1937, que diz: “um lugar de interesse público com valor artístico é considerado patrimônio público e não pode ser demolido”.

Com o nome “Quadras Indestrutíveis”, a iniciativa criada pela agência Africa inclui a realização de um projeto artístico, com relevância cultural ao local, em uma quadra de rua. 

Após a realização do projeto realizado, é possível entrar com um pedido de tombamento*. Para isso, a Budweiser resumiu o processo em cinco passos, descritos no site  www.quadrasindestrutiveis.com.br :

  1. Escolha uma quadra pública de basquete;
  2. Encontre um tópico relevante para a cultura local;
  3. Selecione um artista;
  4. Budweiser conecta o artista, a quadra e você;
  5. Entre com o pedido de tombamento.

“Esse é um projeto extremamente relevante, que dá poder para as pessoas exigirem o que é delas por lei. Cada dia que passa é mais comum vermos quadras abandonadas, sem cuidado ou iluminação. As pessoas não merecem esse descaso, elas merecem cultura e lazer,”

André Mota, gerente de estratégia da marca Budweiser na Ambev

O projeto piloto foi realizado com sucesso em uma quadra em Natal, mostrando o potencial de transformação da iniciativa. A Budweiser convocou um artista local, que criou uma arte homenageando Oscar Schmidt, um dos principais jogadores brasileiros de basquete, que também nasceu na cidade. 

Depois que a obra foi concluída, o pedido de tombamento foi realizado e levado para o secretário de cultura junto ao prefeito. Agora, a quadra já é considerada um patrimônio cultural e não pode ser demolida. Daqui em diante, ela servirá apenas para lazer, entretenimento, cultura e até como ponto turístico na cidade.

No site, já foram registradas aproximadamente 16 quadras, que já estão no processo para receberem um artista e serem transformadas. Na Mooca, tradicional bairro da capital paulista, uma quadra acaba de ser finalizada.
—–
*O pedido de tombamento é um processo legislativo que varia de cidade para cidade, em que os vereadores votam de forma autônoma. Estipula- se um prazo de 1 a 8 meses, dependendo das votações.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More