Quarta dimensão, Hipercubo, Espaço-tempo e Arte.

Existe uma conexão entre espaço-tempo, surrealismo, cubismo e quarta dimensão?

TRILHA DO POST

[dropcap size=big]P[/dropcap]ara começar falar sobre a quarta dimensão, precisamos primeiro pensar em suas implicações físicas.

As 3 dimensões que nossos olhos conseguem perceber são largura, altura e profundidade. X, Y e Z para os mais íntimos. Uma quarta dimensão seria uma projeção ortogonal à terceira, algo que não conseguimos ver, temos habilidade apenas para perceber 3 dimensões.Ou seja, a quarta dimensão é a direção no espaço que está em ângulo reto com estas três dimensões observáveis.

Mas, então, existe uma quarta dimensão? (4D não tem nada a ver com isso)

Existe uma representação gráfica, e digo até teórica, que se chama Hipercubo, ou Tesseract (não necessariamente aquele do filme da Marvel). Digo representação visual, pois até esta permeia as nossas 3 dimensões.

Existe um vídeo antigo do Carl Sagan, que explica forma bastante didática, e ainda faz sua cabeça explodir.

https://www.youtube.com/watch?v=WMZNLy0hGEI

Gosto também desse gif, ele mostra de uma maneira legal as dimensões até chegar a quarta.

Line Cube GIF - Find & Share on GIPHY

E se você quiser aprender a desenhar um, veja essa aula do Professor Zap

 

Quem também gostava muito do conceito do hipercubo, era Salvador Dalí. Parece que ele se inspirava muito na física e na matemática para desenvolver seus trabalhos. É aquela velha máxima que, você deve aprender a construir para poder desconstruir, ou destruir.

Ele criou essa não tão conhecida representação da famosa passagem bíblica, chamada Crucifixion (Corpus Hypercubus), porém, desconstruída. E ao invés da cruz, usa o próprio hipercubo como instrumento de tortura. Ou não, pois nessa versão, Jesus parece apenas flutuar serenamente.

corpushypercube1Crucifixion (Corpus Hypercubus) – Salvador Dalí

 

Tanto o surrealismo, quanto o cubismo beberam na teoria da quarta dimensão.

O quadro Les demoiselles d’Avignon é certamente uma das obras mais revolucionárias de Picasso. A tela e representa um dos momentos mais importantes da arte do século XX e é considerada como o nascimento do cubismo. Dizem que Picasso levou anos planejando essa pintura e nove meses para executá-la, e que seus cadernos de desenho eram recheados de teorias físicas e matemáticas.

les demoiselles davignonLes demoiselles d’Avignon – Pablo Picasso

 

Como referência e entretenimento, temos também a série de filmes canadenses CUBE, são 3 filmes, que são interessantes para derreter sua cabeça se observá-los sob o ponto de vista matemático, principalmente o 2, hypercube.

cube2

Já Einstein, que criou a revolucionária teoria da relatividade a pouco mais de 100 anos, coloca o tempo como mais uma direção no espaço. É mais ou menos como, da forma mais simplória que consigo exemplificar, quando você usa o tempo para definir uma distância, estou a 30 minutos de você.

Para medir o tempo, os humanos desenvolveram várias técnicas com o passar do tempo, do relógio de sol, passando pelo de areia, de água, entre outros. O mais preciso e o atual é o relógio atômico, que conta o tempo medindo as trocas de energia dos átomos de metal césio… será que se colocar um relógio atômico em marte, terá o mesmo resultado?

Um dos grandes estudos do século se o tempo pode ser elástico. É mais ou menos aquilo que vemos no filme Interstellar do Christopher Nolan, onde o tempo se passa de forma diferente, em gravidades diferentes. Onde uma dimensão pode alterar a outra.

Einstein também falava também em conceitos de 5 dimensão, pois para ele, a quarta é o espaço-tempo. Pelo que consigo compreender, ele pega o espaço-tempo e dobra ele, criando uma quinta.

Acredito que seja um pouco do que cientistas conseguiram “escutar” recentemente, e parece que confirmaram a existência das ondas gravitacionais.

Aqui temos uma animação simples e didática que fala um pouco sobre isso:

Gosto muito de pensar no tempo como uma dimensão, mais ou menos como a Lucy explica pra gente. E se isso deixou o Morgan Freeman perplexo, eu também fico.

 

Tempo é o que legitima nossa existência.

Mesmo com uma alta dose de abstração e surrealismo, é difícil de absorver isso.

Cosmo Kramer Mind Blown GIF - Find & Share on GIPHY

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More