HumanKind

HumanKind
Meu entusiasmo e estado espírito foi elevado. Motivo? O livro “Humankind” de Tom Bernardin e Mark Tutssel estava em minhas mãos, deixado pelo carteiro há poucas semanas.
Eu sempre fui interessado no tema criatividade e suas muitas manifestações, e HumanKind trouxe clareza para os meus pensamentos e me inspirou.

Mas e aí, o que é Humankind?

Bem, HumanKind é um movimento global da área de Propaganda e Marketing que preza valorizar, acima de tudo, o propósito pelo que as coisas são feitas. Em sua essência parece ser uma crença de que a comunicação moderna precisa e deve ser centrada nas pessoas e no que é realmente importante para elas.
Os autores do livro sugerem uma abordagem que não interrompe as pessoas, mas que as envolve. Mais importante, no entanto, esse conceito defende que para se comunicar na era das pessoas você deve identificar um comportamento humano e encontrar um Human Brand Purpose específico e relevante para a marca. O Human Brand Purpose (Propósito Humano da Marca) é na verdade um propósito que faz diferença de qualidade na vida das pessoas.

Para descobrir quais peças (jornais, anúncios impressos, comerciais de tv, curtas-metragens, etc) se enquadram no conceito HumanKind, a Leo Burnett criou algo chamado GPC (Global Product Committee), que se reúne a cada trimestre para avaliar os melhores trabalhos das agências e dar uma nota de 1 a 10 (até hoje o único job que conseguiu chegar perto de 10 foi o Earth Hour, na ocasião ele recebeu nota 9).
O GPC, para eles, é uma forma de garantir o alto nível de criatividade que essas agências empenham nos trabalhos de seus clientes.

A coisa mais atraente e interessante sobre HumanKind e seu conceito – é que tudo diz respeito a ideias humanas, ideias que envolvem seres humanos através dos meios de comunicação e que interagem com as pessoas.
Enfim, a dica é tentar não ler o HumanKind como um mero portfólio da Leo Burnett. O livro, para mim, é abridor de mentes e eu acabei ficando tão entusiasmado com essa descoberta que resolvi compartilhar com vocês aqui no Update or Die.

Update:  O vídeo abaixo é um trailer fan-made sobre Humankind. Obrigado pela dica do vídeo, @minozzo.

Pra terminar, o insight humano que motivou a ideia humankind do vídeo a seguir é a seguinte: algumas pessoas queriam fazer a diferença (salvar o planeta), mas sabiam que para isso seria necessária a união de centenas de milhares de indivíduos, então a Leo Burnett e a WWF organizaram o maior evento de participação em massa da história da humanidade, a Earth Hour.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More