Conheça o Baxter, um robô criado para manter empregos

Pode parecer contraditório mas essa foi a premissa usada pela Rethink Robotics para criar o Baxter.  A idéia deles foi criar condições para que o empresário norte-americano possa ser mais eficiente mantendo os empregos de quem já trabalha no país. Dessa forma, suas operações não precisariam ser feitas off-shore em países como Índia ou China. Para manter empregos, a indústria precisa primeiro …. errr… existir.   Com o Baxter as empresas ganham em competitividade.

meet-new-lab-partner-new

 

 

Ele foi desenvolvido para ser um robô fácil de programar, fácil de operar e fácil de manter. E porquê não barato? Pelos menos para o mercado norte-americano. Para quem paga no mínimo 40-45mil dólares/ano para manter um funcionário trabalhando 8 horas por dia, 25 mil dólares é um preço bem convidativo para um robô que pode trabalhar 24 horas sem parar.

E isso tudo com uma carinha amigável que muda de acordo com o status de seu funcionamento. Ele é capaz de realizar tarefas simples como empacotamentos e montagens se integrando a sua linha de montagem automatizada. Ou então pode também realizar tarefas individuais separadas de um processo maior. Ele possui sensores, cameras e uma série de acessórios para as mais diversas tarefas. Pode ser programado facilmente e possui uma capacidade adaptável ao ambiente em que foi instalado o que evita riscos na sua operação. Veja abaixo uma demonstração e depois um depoimento de um cliente.

http://youtu.be/bOC_1zEq-yc

http://youtu.be/J8DVuppk3n0

Para quem não entende inglês, use os captions e no site deles tem muito mais informações.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More