Os criativos estão dizendo que a mídia social acabou… e agora?

As novas plataformas podem trazer as redes sociais de volta à vida? Ou os criativos deveriam procurar autopromoção em outro lugar?

Artigo original de Tom May publicado na Creative Boom

Imagine que você está em uma festa muito boa e passou horas dançando, conversando com velhos amigos e conhecendo novas pessoas incríveis. É tarde da noite e madrugada, mas todo mundo ainda está zumbindo. Na verdade, parece que nunca vai acabar.

Mas, de repente, você se vira e percebe que o lugar está começando a diminuir. A conversa está ficando um pouco abafada. Todo mundo está um pouco cansado. Você acha que pode ser hora de encerrar a noite.

Neste momento, muitos de vocês estão dizendo que é assim que a mídia social se sente.

Tudo sobre algoritmos

Como qualquer nova mania, foi divertido por um tempo. Mas certamente não há mais nada de novo nisso. O Facebook já existe há quase duas décadas. O Twitter tem 17 anos. Até o Instagram chegou à adolescência. E enquanto muitos de nós nos juntamos a essas plataformas durante sua diversão, “vale tudo” eras, quando tudo era sobre os usuários, agora é tudo sobre os algoritmos e seu uso para fazer capitalistas de risco grandes quantias de dinheiro.

Novas plataformas sociais estão, é claro, sendo lançadas o tempo todo. No início desta semana, publicamos nosso guia para o Bluesky Social , e desde então a Meta lançou o Threads. Mas essas plataformas darão nova vida às mídias sociais? Não estamos convencidos.

Funcionalmente, eles são apenas uma reformulação do Twitter, mas não de propriedade de Elon Musk. Ninguém está criando nada fundamentalmente diferente. Portanto, não deveria ser surpreendente que tantos criativos se sintam entediados com todo o empreendimento.

Ben Tallon, ilustrador, especialista em letras de mão e apresentador do The Creative Condition Podcast , está entre eles. “Eu me sinto cansado das mídias sociais”, diz ele. “Em um bom dia, ainda gosto de compartilhar e ficar por dentro disso, mas todo o algoritmo ultimamente me lembrou que podemos perder muitas horas de trabalho duro porque não somos donos da plataforma.

“O Twitter tornou-se incrivelmente tóxico e tem uma série de retornos decrescentes”, acrescenta. “No que diz respeito aos novos, estou lutando para encontrar energia até mesmo para olhar. Muitas de nossas vidas são dominadas pelo digital agora e tenho que minimizar meu uso para permanecer no espaço criativo certo.”

O ilustrador Ben O’Brien concorda. “Estes últimos anos pareceram um pouco ‘off’ para a mídia social”, diz ele. “2020-2021 foi um apogeu: manteve todos nós conectados e entretidos. Mas, desde então, tudo ficou confuso, com algoritmos e batalhas geracionais nos separando. Nada parece mais empolgante ou otimista sobre isso. O TikTok tem sido muito divertido para algumas pessoas, mas me sinto velho demais para começar.”

Recentemente, ele tentou as alternativas do Twitter Mastodon e Hive, mas nenhuma delas pegou. Então ele experimentou o Twitter Blue, um serviço de assinatura que oferece recursos extras do Twitter, e as coisas começaram a melhorar. “Minhas primeiras semanas foram como nos velhos tempos”, lembra ele. “Consegui um ótimo engajamento e vendas de impressão. Minha conta parecia estar alcançando novas pessoas interessantes.” Mas essa experiência durou pouco. “Depois do primeiro mês, voltou a ter um punhado de favoritos em cada tweet, mesmo com 40 mil seguidores!”

O efeito FOMO

A experiência de Ben sugere que os grandes números de usuários relatados por novas plataformas – o novo aplicativo Threads da Meta atingiu 30 milhões de usuários em menos de um dia – precisam ser vistos em contexto. Sim, podemos estar dispostos a gastar 10 minutos inscrevendo-nos para as últimas novidades. Mas quanto esforço vamos colocar depois disso? Especialmente porque alguns de nós estão se sentindo exaustos com tudo isso.

“Não consigo acompanhar a mudança do cenário da mídia social”, diz o redator Tori Beat . “Literalmente não consigo acompanhar. Sinto-me tão velho e fora de alcance. Tenho 38 anos e meio.”

Ela ainda está tentando, no entanto. “Eu estava convencida de que não precisava de mais mídias sociais em minha vida – não consigo lidar com os perfis do Instagram e do LinkedIn que já tenho – mas entrei no Threads esta manhã depois de saber disso por apenas 15 minutos”, ela revela. “Esse é o efeito FOMO em ação, bem aí. Espero que me dê mais oportunidade de compartilhar pensamentos e sofrer menos ansiedade social e pavor existencial, mas não estou convencido.”

Alternativas de autopromoção

Tudo isso é um grande problema para os criativos que dependem das mídias sociais para se autopromover. Então, se isso não está mais funcionando, quais são as alternativas?

“Apesar de minhas tendências naturais desorganizadas, estou tentando voltar a imprimir listas de promoções e mala direta”, diz Ben Tallon. Ele ressalta que, embora isso envolva números menores, é muito mais direcionado e leva a relacionamentos de melhor qualidade.

Ben O’Brien tem seguido um caminho semelhante. “Recentemente, fui à moda antiga com minha autopromoção e montei um livro impresso da vida real para promover meu novo estilo de ilustração alternativa”, explica ele. “Tenho enviado para diretores de criação e clientes em potencial, e a reação tem sido ótima. As pessoas gostaram de receber algo tátil e atemporal.”

De maneira mais geral, ele diz: “Estou aproveitando, concentrando-me em alcançar diretamente clientes em potencial. Também estou ocupado orientando jovens talentos e com o objetivo de prepará-los da melhor maneira possível em uma indústria criativa em constante mudança e nem sempre estável”. Dito isso, a mídia social ainda faz parte de seu mix de autopromoção por enquanto, e isso é típico entre os criativos com quem conversamos.

Misturando tudo

“Meu sentimento é que a mídia social ainda é grande demais para desistir”, diz o designer gráfico e ilustrador Iancu Barbărasă . “É preciso muito tempo e esforço para estar presente em várias plataformas. Mas não há um vencedor claro no momento. Por outro lado, o e-mail ainda é o mais confiável. Você sabe com quem está falando, quando e como.

“No início deste ano”, acrescenta ele, “enviei um e-mail para um cliente anterior, dizendo ‘você pode gostar deste projeto recente’. Eles gostaram, levando a uma das colaborações mais impressionantes que já fiz. Além disso, alguns bons e velhos correios – cartões postais impressos, no meu caso – enviados ocasionalmente também ajudam.

“No final”, conclui ele, “não há solução fácil. Você deve estar nas mídias sociais, ter um site e enviar e-mails diretamente para as pessoas. Caso contrário, você corre o risco de ter longos períodos de silêncio, especialmente durante os tempos econômicos difíceis em que parecemos estar. Não há atalhos. É tudo uma questão de perseverança.”

A consultora de marca e design Bec Morris concorda. “Em geral, estou descobrindo que um equilíbrio entre mídia social e técnicas de marketing da ‘vida real’ é o ponto ideal para mim”, diz ela. “Mas descobri uma grande mudança em como as pessoas interagem com minha autopromoção desde o bloqueio.

“Depois de quase dois anos colados às telas, acho que muitos de nós podemos dizer que está ficando mais difícil atrair a atenção das pessoas e criar peças que duram mais de um dia ou mais. Sempre fui um designer de impressão de coração, então pensei em experimentar esse formato e encontrei alguns resultados surpreendentes. “

Ela observa ironicamente como o que costumava ser nossa única forma de comunicação agora é visto como uma novidade. “Por isso, investir em peças impressas tanto para promoção própria quanto para meus clientes ganhou muito mais atenção”, explica ela. “E então, quando é compartilhado nas redes sociais, o crossover cria uma imagem maior de sucesso. A experiência sensorial é mais importante agora do que nunca, então até mesmo a qualidade tátil do estoque de papel pode elevar uma peça de marketing além da tela.”

A fotógrafa de belas artes e escritora criativa Delilah Twersky conta uma história semelhante. “Ainda estou trabalhando com o Instagram e meu site, mas acho que o marketing pode se parecer com muitas coisas diferentes; por exemplo, mercadoria, coisas em formas físicas, networking”, diz ela. “As plataformas de mídia sempre entrarão e sairão. Encontrar maneiras de interagir com seu público sempre crescerá e mudará. É por isso que a conexão genuína é a prioridade.”

Encontrei grande valor nas comunidades online durante os últimos anos. Acho que não conheceria metade das pessoas que conheço agora se não fosse por ser ativo nesses sites.

O lado positivo

Claro, não queremos exagerar as coisas. Muitos criativos ainda acham a mídia social produtiva, agradável e frutífera. O designer multidisciplinar Neeraj Kainth é um deles.

“Ao crescer, a mídia social teve uma presença massiva em minha vida, e tenho estado ativo em muitos dos aplicativos/sites mencionados desde o início da adolescência, então postar trabalhos nas mídias sociais parece uma segunda natureza, independentemente do envolvimento”, diz ele. “Como alguém no início de sua carreira criativa, descobri que ser ativo nas mídias sociais e o boca a boca foram as principais maneiras pelas quais as pessoas descobriram meu trabalho.

“Encontrei grande valor nas comunidades on-line nos últimos anos”, acrescenta. “Acho que não conheceria metade das pessoas que conheço agora se não fosse por ser ativo nesses sites. Quando encontro criativos em eventos, a conversa geralmente começa com ‘Oi, vi seu trabalho no Insta!’ ou ‘Nós nos seguimos no Twitter’!”

Dito isso, Neeraj reconhece que a mídia social não é o princípio e o fim de tudo. “Sinto que, como criativos, nunca podemos confiar apenas em um método para compartilhar e promover nosso trabalho”, diz ele. “Mas as redes sociais não vão a lugar nenhum tão cedo. Podemos estar começando a odiar sites como o Twitter agora, mas vamos passar para algo mais adequado para nós quando chegar a hora; sempre o fizemos.”

LinkedIn é melhor?

Para muitos criativos, esse “algo melhor” pode muito bem ser o LinkedIn precisamente porque é tão focado nos negócios e livre de toda a trollagem aleatória que assola outras plataformas. “Estou recorrendo um pouco mais ao LinkedIn hoje em dia e acho que o engajamento é um pouco mais encorajador por lá”, diz Tori. Assim como Ben Tallon. “Eu lidero com o Linkedin agora porque é tudo negócio”, explica ele.

Ben O’Brien também está se tornando atraído pelo LinkedIn. “Parece que só vejo postagens da indústria criativa lá, que é o que eu quero, em oposição a política, opiniões, etc.”, explica ele. “Estou lá para compartilhar meu trabalho, ver o trabalho de outras pessoas e me conectar com a indústria criativa. Pode não ser legal, emocionante ou novo, mas é super útil para encontrar pessoas e focar no trabalho quando necessário.”

No geral, a mensagem da maioria dos criativos é que, em vez de desistir da mídia social, eles estão se reequilibrando. “Quando se trata de nossa vida profissional, acho que a mídia social ainda tem um papel”, diz Paul Bailey, diretor de estratégia de marca da Halo . “Mas seu papel nunca deve ser tudo. No Halo, somos bastante ativos em canais selecionados, mas isso não é a única coisa que fazemos. De mala direta direcionada a boletins informativos por e-mail, eventos presenciais a reuniões, apoiamos nossa presença social e atividade digital com atividade física.

“O digital e o físico têm que andar de mãos dadas”, conclui. “Tem sido assim desde o nascimento da internet e será assim à medida que a internet evoluir”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More