Casos como o de Larissa Manoela reforçam a importância de saber administrar o próprio dinheiro

O que você deve saber sobre o seu dinheiro ao completar a maioridade?

Quando eu era menor e já fazia algum dinheiro, meus pais cuidavam dessa parte financeira por mim. Mas é fundamental que desde cedo a gente aprenda a gerenciar as próprias finanças. Casos como o da Larissa Manoela reforçam como é importante saber administrar o próprio dinheiro.

Ao chegar aos 18 anos, o ideal é que cada um comece a assumir, aos poucos, o controle das suas próprias finanças. Não dá pra generalizar; cada família tem suas particularidades. Mas uma coisa é certa: misturar sentimentos e finanças é uma receita para o desastre e deve ser evitado a todo custo.

teenager using her credit card to shop online iStock 672752632
Aos 18 anos, o ideal é assumir o controle das suas próprias finanças

Na transição para a independência financeira, você vai precisar de tempo, educação e muita paciência. Então, aqui vão algumas dicas que eu sempre dou:

  • Nunca pare de aprender sobre finanças. Leia livros, faça cursos online confiáveis, participe de workshops.
  • Faça um raio-x da sua situação financeira. Saiba onde você está para poder planejar para onde quer ir.
  • Elabore um orçamento pessoal bem detalhado. Isso vai te ajudar a saber para onde seu dinheiro está indo e como controlar seus gastos.
  • Abra suas próprias contas bancárias. Você vai precisar delas para as transações do dia a dia e para começar a poupar.
  • Trace metas financeiras para o curto, médio e longo prazo. Pode ser desde uma reserva de emergência até planos para a aposentadoria.
  • Comece a poupar e investir. O quanto antes você começar, melhor será o seu futuro financeiro.
  • E claro, conheça seus direitos e responsabilidades. Você é adulto agora, então é bom saber o que isso significa em termos legais.

Seguindo essas dicas, você estará bem mais preparado para navegar pelo mundo das finanças pessoais e evitar muitas armadilhas que pegam os desavisados. Acredite, um futuro financeiro sólido começa com decisões bem informadas hoje.

Escrito por:

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More