COVERS MEMORÁVEIS DE DAVID BOWIE

por Gabriel Afatato

David Bowie, falecido no dia 10 de Janeiro aos 69 anos, foi talvez o músico mais importante na história da cultura pop. Além de ter feito parceria com seus contemporâneos mais importantes (como Elton John, Freddie Mercury, John Lennon, dentre outros), serviu de inspiração para diversos artistas que viriam a surgir mais tarde. Sua influência possuí um caráter estrutural para a música como um todo e, naturalmente, suas canções acabaram recebendo diversas versões ao longo dos anos. Confira agora covers memoráveis de David Bowie:

 

The Wallflowers – Heroes

https://www.youtube.com/watch?v=_kKEEcQUC0A

Fundada em 1990 por Jakob Dylan, filho do lendário Bob Dylan, a banda californiana foi convidada para fazer a trilha sonora da adaptação de Godzilla dirigida por Roland Emmerich em 1998. A música voltou a ser hit na época, tendo sido a canção mais importante do filme também.

 

Nirvana – The Man Who Sold the World

Em novembro de 1993, o Nirvana se reunia nos estúdios da Sony Music em Nova York para gravar um show acústico para a série MTV Unplugged. O cover da banda fez um enorme sucesso sendo esta versão, talvez, até mais famosa do que a original. Foi também uma das últimas apresentações ao vivo de Kurt Cobain, que morreria em abril do ano seguinte. O show em si só foi lançado alguns meses após a morte do vocalista, que tinha Bowie como um de seus maiores ídolos.

 

Zen Guerrilla – Moonage Daydream

https://www.youtube.com/watch?v=ge8phYW2L_U

Zen Guerrilla é uma banda estadunidense formada no final dos anos 80 em Newark por Marcus Durant, Carl Horne, Rich Millman e Andy Duvall. Embora não seja muito popular na atualidade, o grupo alcançou relativo sucesso nos anos 90 com o hit “Heart Attack”. O Zen é possivelmente um dos mais fiéis seguidores do rock clássico e do punk nos Estados Unidos, tendo sido influência para muitas bandas californianas da época, por exemplo, o Offspring. Em 1999 eles interpretaram a lendária faixa do álbum “Rise and Fall of Ziggy Stardust” e, com um pouco mais de peso, conseguiram dar a “Moonage Daydream” a mesma pegada vulcânica presente nas guitarras de Mick Roson.

 

Chris Hadfield – Space Oddity

Talvez este tenha sido o cover mais épico de uma canção de David Bowie, feita, justamente, não por um músico de carreira, mas sim por nada mais nada menos do que um astronauta. Chris Hadfield foi o primeiro canadense a liderar uma expedição na Estação Espacial Internacional e, abordo da mesma, em 2013, ele gravou seu próprio cover de Space Oddity. O vídeo virou sensação no You Tube, tendo alcançado cerca de 30 milhões de visualizações.

 

Nenhum de Nós – Astronauta de Mármore (Starman)

https://www.youtube.com/watch?v=ZmhSbgs5MCw

E por falar em astronauta, essa versão da banda gaúcha Nenhum de Nós ficou tocou muito nas rádios brasileiras no ano de 1989. A letra é uma adaptação em português do clássico “Starman” e foi o hit responsável pela acensão da banda no mercado nacional. Graças a esse cover, o álbum “Cardume” vendeu cerca de 200 mil cópias.

 

Seu Jorge

Também em perfeito e bom português brasileiro, Seu Jorge adaptou sucessos de Bowie para o filme de Wes Anderson “A Vida Marinha com Steve Zissou”, protagonizado por Bill Murray e Owen Wilson. Ao longo de toda a trilha sonora, o músico interpreta com vivacidade e simplicidade canções da primeira fase do artista, como “Life on Mars”, “Space Oddity”, “Starman (ou Astronauta de Mármore)”, “Ziggy Stardust”, “Rebel Rebel” dentre outras. As interpretações captaram a essência poética de Bowie, num contorno lindo de um violão acústico e uma voz cálida.

Todas as versões, no final, foram copiladas para um álbum a parte, “The Life Aquatic Studio Sessions”, no caso, o terceiro trabalho solo do músico, lançado em 2005.

https://vimeo.com/100345071

 

American Horror Story

https://www.youtube.com/watch?v=F5D1-VlrWcA

A série estadunidense de suspense do FX, “American Horror Story”, também prestou uma homenagem a Bowie, fazendo este intenso cover de “Life on Mars”, cantado por Jessica Lange

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More