A “Clássica Beleza” da Mulher no Cinema

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, a mulher dos anos 50 se tornou glamurosa e sofisticada. As jovens conheceram o rebolado cheio de sensualidade e transcendental de Elvis Presley, tiraram o pôster do James Dean do armário e grudaram na parede.

A beleza era um tema de grande importância; a industria de cosméticos estava em ascensão, o corpo da mulher se tornou mais feminino e cheio de curvas e valorizando quadris e seios. Marilyn Monroe ajudou a eternizar  um certo “padrão de beleza” em seus filmes, estabelecendo uma imagem icônica de símbolo sexual, que foi imitado por jovens e atravessou décadas.

Monroe
Monroe ainda é associada a beleza e a mulher libertária dos anos 50 e 60

Já nos anos 60, a expressão libertária feminina se consolidou. A pílula anticoncepcional, a vestimenta (com minissaia, mini blusas e decotes), os hippies, o socialismo de Mao Tsé-tung, e a Guerra Fria; todos esses eventos fizeram com que a mulher e sua liberdade intelectual e sexual ganhassem espaço, respeito e notoriedade. A mulher não era mais a mesma e estava conquistando sua total individualidade e independência.

Assim como Monroe, a modelo inglesa Twiggy tornou-se também um biotipo idealizado pelas jovens da época. Foi o auge da estética “Lolita” (que nos remete a Kubrick e seu tão famoso filme), com a sexualização de looks quase infantis.

Twiggy
A modelo inglesa Twiggy tornou-se também um ícone, muito imitado pelas jovens dos anos 60.

Para manter um certo “ideal de corpo adolescente”, as revistas femininas incentivavam as mulheres nas mais diferentes dietas e exercícios. No final da década, o reduto jovem mundial trocou Londres e Paris (capitais da moda naquela época), para São Francisco (EUA), berço do movimento hippie, ajudando também a redefinir o “ideal de beleza” para a mulher. O cinema foi extremamente importante, e quando lembramos de um visual  “clássico” para as mulheres, ligamos aos nomes de Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Anna Karina, Jane Birkin, Audrey Hepburn, Jacqueline Bisset, etc.

Para comemorar e contemplar todos esses estilos no Dia Internacional da Mulheres, abaixo vocês podem conferir uma seleção especial dessas mulheres pioneiras, que mesmo depois de meio século, ainda são sinônimos de beleza e ainda influenciam com seus estilos. Talvez você encontre as mulheres e atrizes mais lindas de todos os tempos nessa lista. Se esqueci de alguma, cite nos comentários, ok? :) Enjoy!

Obs: para saber mais sobre elas, já deixei fácil: clique na imagem e será redirecionado para biografia no site Wikipedia.

Brigitte Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934)

Bardot

Anna Karina (Copenhague, 22 de setembro de 1940)

Karina

Jane Birkin (Londres, 14 de dezembro de 1946)

Birkin

Audrey Hepburn (Ixelles, 4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993)

Audrey Hepburn

Jacqueline Bisset (Surrey, 13 de setembro de 1944)

Jacqueline Bisset

Odete Lara (São Paulo, 17 de abril de 1929 – Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2015)

Odete Lara

Catherine Deneuve (Paris, 22 de outubro de 1943)

Catherine Deneuve

Marianne Faithfull (Hampstead, 29 de dezembro de 1946)

Marianne Faithfull

Eartha Kitt (North, 17 de janeiro de 1927 — Weston, 25 de dezembro de 2008)

Eartha Kitt

Bettie Page (22 de abril de 1923 – 11 de dezembro de 2008)

Bettie Page

Grace Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 — Monte Carlo, Mônaco, 14 de setembro de 1982)

Grace Kelly

Leila Diniz (Niterói, 25 de março de 1945 — Nova Délhi, Índia, 14 de junho de 1972)

Leila Diniz

Claudia Cardinale (Túnis, 15 de abril de 1938)

Claudia Cardinale

Jane Fonda (Nova Iorque, 21 de dezembro de 1937)

Jane Fonda

Elisabeth Taylor (Hampstead, 27 de fevereiro de 1932 — Los Angeles, 23 de março de 2011)

Elisabeth Taylor

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More