Superbooth16 Berlin – Inovação e Tecnologia na música eletrônica.

Estive no começo do mês na Superbooth16, uma feira/convenção com o que existe de mais inovador em música eletrônica.

A Superbooth começou como um pequeno stand dentro da Musik Messe de Frankfurt, mas tomou corpo, chamou atenção e conseguiu criar um hype enorme em cima desse “novo” (entre aspas, explico depois) modelo de instrumentos musicais eletrônicos.

O que mais chama atenção quando vc vê os stands e mexe nos equipamentos é a integração de tudo com tudo.

Guitarra com fita cassete? Sai som.
Esferas robóticas pré-programadas tocam bateria? Sim, tocam.
Pedaços de tecido podem receber estímulos que modificam sons? Sim, claro.
Martelos tocam guitarras? Lógico.
E se a gente pegasse tudo isso e fizesse algo pra qualquer leigo entender e mexer? Também rola.

Parece que o céu é o limite para tudo que foi criado recentemente para produção musical, mas o conceito todo, mesmo, vem lá de 1995 (aqui a explicação do “novo” lá de cima), quando a empresa alemã Döpfer (do Dieter Döpfer, o cara que fazia os teclados pro Kraftwerk) lançou o A-100 e seus periféricos.

Doepfer Musikelektronik GmbH Firmensitz Graefelfing Amtsgericht Muenchen im Handelsregister HRB 97 399 Geschaeftsfuehrer Sibille Heller, Dieter Doepfer USt ID-Nr. DE129329318 Website www.doepfer.de

De 95 até hoje a coisa tomou uma proporção tão grande que, além de todas as pequenas empresas e start-ups de inovação lançarem seus produtos, gigantes da indústria de instrumentos musicais como a Roland e a Yamaha também entraram nesse nicho de super costumização e criação de interfaces analógicas.

E o movimento contrário também acontece. A Focusrite/Novation, empresa clássica de pré-amplificadores, consoles e interfaces AD/DA (Analógico-Digital/Digital-Analógico) só expôs na Superbooth16, largou a mão de um stand na Musik Messe de Frankfurt, considerada como a feira de música mais importante da Europa e uma das 3 mais importantes do mundo.

Ou seja, o tal foco no produto/consumidor também tá pegando as grandes empresas, que viram a oportunidade cada vez maior de não dar tiro de canhão pra matar mosca. Melhor falar lá no ouvido do consumidor real do produto, e não ficar anunciando aos 4 ventos uma série de produtos que não dizem nada pra quem não é daquele nicho.

O lance do “maker” também é extremamente presente. Vi, por exemplo, workshops de gente soldando cabo pra fazer pedal de guitarra que se conectava com teclados e sistemas analógicos. Tudo montado na hora. Muito legal.

O local escolhido não poderia ser mais legal, um prédio da antiga DDR (Alemanha Oriental) onde funcionava a rádio estatal. Estúdios da década de 50/60 todos conservados como originalmente eram, corredores amplos, espaços sensacionais.
funkhaus_-30

RadioDDR

O clima do lugar foi perfeito pra Superbooth. Fora que a gente só chega de barco.
40 minutos navegando pelo Spree, curtindo o visual da cidade.
Spree

Aqui alguns videos sobre o assunto.
___________________________________

Um geralzão com algumas coisas legais que vi, mexi e interagi.
Assista até o final pra ver o tamanho da sala de gravação de orquestra que os caras tem lá. Com lugar prá público e tudo mais. Sensacional.

Aqui nesse outro vídeo temos o Polyend, que são esferas que tocam bateria controladas via MIDI. Divertido.

E nesse último vídeo uma viagem psicodélica.

Sabe essa introdução dessa música aqui?

Então, foi feita nesses teclados que o cara tá tocando aqui. O “cara” na verdade aqui nada mais é do que um dos criadores do Mellotron, o primeiro sampler do mundo, feito com fitas magnéticas, tipo aqueles K7s que vc tinha em casa.
Curte aí a viajada dele!

E aquela galeria de fotos bacana.

DSCN7154 DSCN7155 DSCN7160 DSCN7161 DSCN7163 DSCN7168 DSCN7170 DSCN7172 DSCN7181 DSCN7200 DSCN7201 DSCN7203 DSCN7205 DSCN7212 DSCN7213 DSCN7218 DSCN7220 DSCN7225 DSCN7229 DSCN7233 DSCN7237 IMG_1776 IMG_1778 IMG_1779 LogoSBth Moog2 RadioDDR

Tudo de bom,

Billy.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More