Vai dar para saber tudo o que está acontecendo nas Olimpíadas só pelo Twitter

Faltando aproximadamente quatro meses para o início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Twitter está concentrado nos preparativos para a cobertura do evento. A ideia é conectar, por meio da rede social, anunciantes, torcedores, turistas e atletas. A hashtag: #Rio2016.

Uma ação que já está acontecendo na rede é em relação à Tocha Olímpica. Acesa no Monte Olimpo, na Grécia, na última semana, a jornada da tocha em direção ao Brasil já começou. Quem quiser saber onde ela está é só seguir o perfil @ChamaOlimpica, criado pelo Comitê Olímpico Internacional para ilustrar o caminho da tocha. Além da conta em português, existe uma em inglês, a @OlympicFlame.

1tocha

A expectativa do Twitter é quebrar recordes de eventos esportivos passados. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, foram compartilhados 150 milhões de tweets ao redor do mundo com a tag #Londres2012. Já na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, o número foi ainda maior: 672 milhões de tuites. A maioria vinda do Brasil.

twitter

A partir da próxima semana, outra ação relacionada aos jogos terá start. O Twitter reunirá os principais parceiros e anunciantes para uma iniciativa chamada SportLab – trata-se de um panorama geral de tudo o que as marcas e os influenciadores digitais podem fazer dentro da plataforma em relação ao evento – oportunidade única para as marcas esportivas alavancarem seus nomes durante as Olimpíadas. A ideia é reunir não só marcas patrocinadoras oficiais dos jogos, mas também todas as interessadas em ver o que está sendo feito pelas outras marcas e em entrar de forma orgânica nessas conversas. A expectativa da rede social é que 90% das marcas envolvidas nos Jogos Olímpicos faça parte dessa iniciativa.

Ações offline

Apesar de ser uma rede social, o Twitter também está preocupado em marcar presença na vida offline do público durante o período dos jogos. Para isso, a marca estabeleceu algumas parcerias importantes, como com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Rio 2016, além de outros parceiros de mídia e influenciadores.

Durante o mês dos Jogos, tuítes do mundo inteiro serão projetados em lugares físicos do Rio. Além disso, haverá um ônibus personalizado circulando pela cidade com janelas digitais que mostrarão as principais mensagens compartilhadas na plataforma. Por fim, o Twitter ainda irá selecionar um time de parceiros com direitos exclusivos de transmissão do evento para comentarem ao vivo, de um estúdio, as tendências e hashtags mais comentadas.

Ações online

Na internet, além do Twitter clássico, haverá um outro aplicativo, o Twitter Challenger, que possibilitará aos atletas tuitarem fotos, GIFs ou vídeos divertidos dos bastidores do evento. Eles ainda serão convocados a cumprir uma série de desafios e mostrar os resultados no mesmo app.

Por meio de uma hashtag, que ainda está sendo definida, será possível receber, em tempo real, o quadro de medalhas e a classificação do Brasil no momento em que você fizer o post usando a tag.

E, assim como o Twitter tem feito com alguns eventos aqui no Brasil, ele criará emojis específicos para a data – os desenhos escolhidos foram os monumentos cariocas, que serão ativados também por meio de hashtags. Elas ainda serão importantes durante os jogos, pois hashtags gigantes estarão espalhadas nos espaços das competições para que as pessoas do mundo todo vejam o que está sendo dito por turistas, atletas e pela população local.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More