15 painéis imperdíveis no SXSW deste ano

Nesta sexta, dia 10, começa o SXSW e suas inúmeras palestras, debates, workshops, shows e outras atividades que rolam intensamente até o dia 19 de março. Nós, do Hack Town, estaremos presentes por lá. E, para ajudar de alguma forma aqueles que estão montando seus “schedules” para o festival, resolvemos sugerir alguns painéis que consideramos imperdíveis.

O resultado você confere abaixo (seguindo a ordem de data e horário). Vamos lá.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

 

01. Networking Sucks. Build Communities People Love

 MAR 10 | 11:00AM — 12:00PM – no HILTON AUSTIN DOWNTOWN – SALON J

Neste painel que ocupa o primeiro horário de palestras do evento, Ben Thoma, líder do CreativeMornings/Austin, Bryn Jackson, criador da comunidade Spec Network, além de Kristy Okada e Zoha Shafiq, criadoras da comunidade de designers fresh2design, vão falar sobre as diferenças entre comunidades que dão certo e as que não engajam, assim como as táticas mais recomendadas para a criação de comunidades que as pessoas amam participar e que, por isso mesmo, se mantem vivas e intensas.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

02. You’re an “Innovator.” Then What?

MAR 10 | 12:30PM — 1:30PM – no HILTON AUSTIN DOWNTOWN – SALON J

Logo depois da primeira indicação e exatamente no mesmo lugar, o Global Head of Talent da IDEO, Duane Bray, junto a outros três executivos de empresas inovadoras, vai falar sobre como gerir talentos inovadores sem que aquilo que não é ligado à inovação os desmotive. Além disso, abordará as habilidades de inovação mais desejadas e as melhores táticas para reter tais talentos que não são motivados apenas por dinheiro e benefícios.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

03. When Your Internet Things Know How You Feel

MAR 10 | 3:30PM — 4:30PM – no MARRIOTT – SALON FG

Pamela Pavliscak, fundadora e CEO da Change Sciences, escritório de pesquisa e estratégia em design, vai falar sobre como a tecnologia que usamos hoje não só sabe de tudo sobre o que fazemos como já está começando a entender e a usar informações sobre os nossos sentimentos. Para isso, vai abordar pontos como o significado de fazer design para a emoção, tanto como input e output, além de pontos como aplicar o conhecimento de Inteligência Emocional na Inteligência Artificial e na Internet das Coisas.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

04. How Startup Innovation Transforms Big Business

MAR 11 | 11:00AM — 12:00PM – no HILTON AUSTIN DOWNTOWN – SALON E

Será a apresentação do case Visa Everywhere Initiative, que começou como um MVP de startup, virou um Demo Day no SXSW 2015, cresceu usando as metodologias de pivotagem e Lean Startup, e hoje é um programa que envolve o ecossistema de startups, gera inúmeras inovações para a Visa, e vem amplificando a marca e a cultura de forma alinhada às suas prioridades estratégicas. No painel, Shiv Singh, head global de transformação digital da VISA, e Evangelos Simoudis, da Synapse Partners, vão mostrar como tudo aconteceu, os resultados até o momento, e como outras empresas podem aprender com a experiência.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

05. New Chinese Smart Hardware Unlocks New Business

MAR 11, 2017 | 3:30PM — 4:30PM – no JW MARRIOTT – SALON C

Três empreendedores chineses vão falar de como startups ousadas e investimento pesado em capital intelectual vem transformando o “made in China” em sinônimo de hardware inteligente. O painel deve mostrar como, muito além da fabricação, a China está repleta de grandes mentes pensando em como transformar produtos de tecnologia em verdadeiros aliados das pessoas – e não apenas na criação de ferramentas. Como exemplo do que mostrarão no painel estão produtos como um robô pessoal que te segue e grava todos os momentos importantes que você não consegue ver do seu próprio ângulo, e até mesmo uma bicicleta que você nunca vai perder ou tê-la roubada.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

06. Indie (Yet Gobal) Fashion Businesses

MAR 11, 2017 | 5:00PM — 6:00PM – no JW MARRIOTT – SALON 1–2

O brasileiro Evilásio Miranda é um dos nomes mais inovadores do mundo da moda. Foi ele quem, em meio a inúmeros outros trabalhos de peso, implementou a aceleradora de startups de moda Brazilians to Be (BtoBe) para descobrir talentos e desenvolver marcas locais para que se tornem globais. Em sua palestra, ele vai falar das estratégias e ferramentas que as marcas independentes da moda, geralmente atuando localmente e em nichos, podem adotar para ganhar alcance global, além de citar cases do mundo todo.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

07. Design like a Scientist: A/B Testing UX at Netflix

MAR 12, 2017 | 11:00AM — 12:00PM – no JW MARRIOTT – SALON FG

O designer de produtos Navin Iyengar, atualmente na Netflix, vai contar como ao utilizar testes A/B, ajudou a empresa a crescer de 7 milhões de usuários nos EUA para mais de 80 milhões ao redor do mundo. Na palestra, ele pretende mostrar como a empresa utiliza a metodologia em nível estratégico para determinar os caminhos de design desde o conceito à entrega do produto, além de apresentar exemplos que podem ajudar qualquer pessoa a trabalhar os seus desafios de forma quase científica.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

08. Dyslexic Design Thinking

MAR 12, 2017 | 12:30PM — 1:30PM – no JW MARRIOTT – SALON H

April Durrette e Gil Gershoni vão fazer um dos painéis que mais nos chamou a atenção em todo o lineup do SXSW. Na apresentação do tema, eles falam de como as chamadas deficiências geralmente escondem super habilidades. E, com base nisso, vão mostrar como os designers que tem dislexia se destacam por enxergar os problemas de forma diferente, além de mostrar o que podemos aprender com esta forma que envolve ver vários ângulos do mesmo problema, e de como designers não-disléxicos podem utilizar deste mindset para resolver problemas de forma inovadora.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

09. Designing for the Internet of Things

MAR 12, 2017 | 5:00PM — 6:00PM – no JW MARRIOTT — SALON FG

Muito se fala sobre as aplicações e sobre o desenvolvimento técnico para IoT, mas pouco se fala sobre os desafios do design neste contexto. Neste painel, os designers Ljuba Miljkovic, Malia Eugenio, Tom Coates e Ethan Winchell vão contar sobre como a Internet das Coisas vem tornando o processo de design muito mais complexo, tendo que considerar não só a interação com as interfaces, mas experiências com inúmeros devices e sensores, exigindo assim uma abordagem holística que vai muito além da formas convencionais de trabalhar a experiência do usuário.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

10. Ray and Amy Kurzweil on Collaboration and the Future

MAR 13, 2017 | 12:30PM — 1:30PM – no AUSTIN CONVENTION CENTER – BALLROOM D

Ray Kurzweil é um dos maiores inventores vivos, além de futurista, criador da Singularity University em parceria com o Google e com a NASA, e diretor de tecnologia do próprio Google. Amy Kurzweil, sua filha, é uma renomada cartunista, com trabalhos frequentemente publicados pelo The New Yorker, autora de Flying Couch, considerado uma das melhores publicações de 2016 pelo New York Times, além de professora da The New School for Design. Em um dos painéis mais esperados do SXSW, os dois vão bater um papo sobre a colaboração entre disciplinas distintas usando, inclusive, seu próprio exemplo, além de especular sobre o futuro do storytelling, das artes e da tecnologia.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

11. Chaos is the New Calm

MAR 13, 2017 | 3:30PM — 4:30PM – no JW MARRIOTT – SALON H

Carl Addy, diretor de criação da Mill+, escritório focado em trabalhos inovadores em design para mídias imersivas e VR, vai tratar do papel do caos como driver para a inovação e mudança. Ele vai contar e exemplificar seus estudos na teoria do stress para mostrar como os trabalhos de maior sucesso e poder de transformação são fruto de situações de alta pressão para se resolver um problema.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

12. Can a Film Made by a Machine Move You?

MAR 14, 2017 | 11:00AM — 12:00PM – no AUSTIN CONVENTION CENTER – ROOM 6AB

O painel vai analisar o impacto da Inteligência Artificial no cinema e na publicidade, ao questionar se produzir um filme que faça pessoas rirem ou chorarem é exclusivamente uma habilidade humana, ou se é possível uma máquina criar um filme capaz de emocionar. Para isso, quatro profissionais envolvidos em um experimento que utilizou diversas ferramentas de AI e reconhecimento de emoções realizado pelo Zoic Labs vão contar sobre os resultados e sobre impacto dessas tecnologias no futuro do Storytelling.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

13. Connected Cities, Hackable Streets

MAR 14, 2017 | 12:30PM — 1:30PM – no JW MARRIOTT – SALON 6

Muito se fala em cidades conectadas, transporte autônomo, semáforos inteligentes. Mas estão as cidades preparadas para os ataques hackers que passam a ser possíveis com tudo isso? Estamos cientes da vulnerabilidade que se abre com as Connected Cities? São essas as questões que guiarão o painel conduzido por Robert Hansen, da OutsideIntel, Tom Cross, da Drawbridge Networks, e Nadya Bliss, diretora da Global Security Initiative na Arizona State University.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

14. The Future of Creativity is Artificial

MAR 15, 2017 | 2:00PM — 3:00PM – no JW MARRIOTT – SALON 7

O painel liderado por Chris Graves, do Team One, e Ruairi Glynn, do Interactive Architecture Lab, se baseia no seguinte questionamento: a Inteligência Artificial vai substituir diversos trabalhos como análise financeira e atendimento a clientes, mas e as atividades criativas, podem elas ser substituídas por máquinas? Para tratar do tema, eles vão apresentar um estudo do Team One que analisou a capacidade criativa da AI e rendeu diversos insights sobre o futuro da criatividade.

[mks_icon icon=”fa-bookmark” color=”#000000″ type=”fa”]

15. How To Build A Music City

MAR 16, 2017 | 3:30PM — 4:30PM – no AUSTIN CONVENTION CENTER – ROOM 17A

Para encorajar o surgimento de novos polos de música, o painel vai debater o lançamento de programas municipais de fortalecimento da cena musical, desde o planejamento e pesquisa, até a estratégia, implementação e mensuração. Parte do SXSW Music, o painel será liderado por Amy Terrill, autora do livro The Mastering of a Music City, Jesse Elliott, da Bohemian Foundation Music District, Joey Hendrickson, da Columbus Music Commission, e Tamara Kaminska, da Institution of Culture Katowice City of Gardens.

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More