A nova geração de animatrônicos dos parques da Disney que vão fazer muito mais do que mexer braços e bocas

Os “stuntronics” vão mudar de um lugar para outro, através de performances aéreas como saltos e vôos acrobáticos

Vision
Os “stuntronics”

Há 50 anos, a atração “It’s a Small World”, na DisneyWorld, encantou o mundo com suas dezenas de bonecos articulados em forma de crianças do mundo todo que cantavam e e dançavam para os visitantes.

small world rideDe lá para cá esses “animatrônicos” se espalharam por praticamente todas as outras atrações em todos os parques da Disney, graças ao talento e a criatividade de um grupo chamado de Imageneers, um neologismos próprio para os “engenheiros imaginativos” da empresa. Os primeiros animatrônicos eram hidráulicos e os mais recentes são eletrônicos, como o Na’vi Shaman de Pandora, no The World of Avatar.

Na’vi Shaman

A Nova geração: os Stuntronics

Pois bem. Passado esse meio século de evolução animatrônica, os imagineers acham que está na hora de dar um salto maior. Literalmente.

unnamedA nova geração será chamada de Stuntronics, algo como os “animatrônicos dublês”. E vão realmente surpreender o mundo novamente porque vão, pela primeira vez, mudar de um lugar para outro, através de performances aéreas como saltos e vôos acrobáticos no lugar de humanos (daí o “stunt”).

Segundo o pessoal de R&D da Disney, os personagens das principais franquias como Star Wars, Pixar ou Marvel são extremamente ativos nas telas e as pessoas que visitam os parques trazem de certa forma essa expectativa. Existe uma quebra de conexão entre a personalidade na tela e nos parques e eles querem diminuir essa distância. E por isso estão desenvolvendo uma série de robôs capazes de fazer uma atuação mais heróica e muito mais intensa, sem colocar em risco vidas humanas nas infinitas repetições necessárias para manter as atrações funcionando diariamente.

Os primeiros testes

Os Stuntronics são autonomos e possuem um sistema composto por acelerômetros, giroscópios e laser de aferição de alcance e distância. A primeira forma que está sendo testada é a humanóide (que imita um ser humano) e pode ser facilmente vestida com o uniforme do personagem, como o Sr Incrível ou o Homem Aranha, entre tantos outros. O robô consegue, após ser lançado por uma espécie de estilingue, se estabilizar automaticamente em pleno vôo, fazendo inclusive manobras ou poses heróicas.

Para saber mais sobre os Stuntronics, clique aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More