Foto da playboy usada por anos em testes de softwares de imagem é finalmente proibida

Descubra como uma foto de Lena Söderberg para a Playboy em 1972 se tornou um ícone na tecnologia de processamento de imagens.

Quando a jovem modelo sueca Lena Söderberg fez seu ensaio para a Playboy em 1972, nem imaginava que iria se transformar em um ícone no campo da tecnologia de processamento de imagens.

Uma de suas fotos acabou sendo usada por engenheiros da Universidade do Sul da Califórnia para testar um software de compactação de imagem, por causa dos contrastes e detalhes. Basicamente, os cientistas acharam que essa imagem era boa para testar diferentes técnicas e tecnologias para manipular e melhorar fotos digitais. E claro, por ser uma modelo da Playboy.

desnudo 1.jpg 395089405

A foto ficou conhecida como “Lenna” (com uma grafia diferente porque a modelo queria forçar a pronúncia correta do nome, mesmo em inglês)

20191126093706

Acontece que a foto acabou virando uma referência recorrente (tipo o Grito Wilhelm, no cinema).

Apesar de seu uso generalizado em pesquisa e educação, a escolha dessa imagem também levantou questões sobre política de gênero, especialmente em ambientes acadêmicos e profissionais dominados por homens.

“Era usada em tudo, de jornais a livros didáticos”, disse Deanna Needell, professora de matemática da UCLA. “Durante muito tempo, não participei de uma única conferência em processamento de imagens em que ela não apareceu na palestra”.

O que aconteceu agora?

  • Imagem da Playboy de 1972 é Proibida: Uma foto de uma modelo da revista Playboy de 1972, chamada Lena Forsén, foi proibida de ser usada em artigos da Sociedade de Computação do IEEE.
  • Motivo da Proibição: A IEEE decidiu parar de aceitar trabalhos que usam essa imagem porque quer promover um ambiente mais inclusivo e respeitar as mulheres no campo da tecnologia, já que a origem da imagem e seu uso poderiam fazer algumas pessoas se sentirem desconfortáveis ou excluídas.

Por que Isso é Importante?

  • Inclusão: Mostra o compromisso da IEEE em criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos, especialmente mulheres na área da tecnologia, que historicamente foi mais dominada por homens.
  • Mudança de Cultura: Sinaliza uma mudança na maneira como as organizações estão pensando sobre diversidade e inclusão.
  • Respeito: Leva em consideração os sentimentos da pessoa na imagem, Lena Forsén, e respeita sua vontade.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More