Por que o céu é escuro se tem tanta estrela brilhando?

Por que o céu é escuro a noite?
Óbvio: não tem o Sol.
Péééénn. Errou.
Quer dizer, não errou, mas não é só por isso.

O Paradoxo Olber

O céu é forrado de infinitas estrelas.

Dizem até que existem mais estrelas no céu do que TODOS os grãos de areia de todas as praias da terra.

Imagina um punhado de areia na sua mão. São milhões de grãos. TODOS os grãos do planeta é um número inimaginável.

areia

Então, se são tantas estrelas assim, cada uma emitindo luz própria (a maioria muito mais intensa que o nosso sol), o céu deveria ser completamente brilhante. Um paredão de luz brilhante. Afinal, em qualquer ponto que você olhar deve ter uma estrela.

É só você aproveitar essa época do ano e pensar como fica a sua sala à noite quando você deixa só a árvore de natal ligada. Só aquelas luzinhas mixurucas já são o suficiente para dar uma boa iluminada não é mesmo? Imagine então forrar as paredes, teto, móveis e encher a sala de lampadinhas, uma ao lado da outra. Vira dia na sua sala.

Mas não é assim que enxergamos o céu. Até conseguimos ver um montão de estrelas numa noite escura na praia ou no campo, mas são apenas umas salpicadas em um imenso céu pretão. O preto é, sei lá, 90%.

O astrônomo alemão Henrich Obler não foi o primeiro a encanar com isso, mas foi ele que formalizou o paradoxo, em 1823.
Mas quem formulou o raciocínio mais elegante e mais satisfatório do ponto de vista científico na época, por incrível que pareça, foi o Edgar Alan Poe, que não era cientista, mas sim um poeta.

Seu palpite?

Ainda não deu tempo da luz das estrelas mais distantes chegar até aqui. Muitas estão longe demais.

Realmente. Os cientistas dizem que o universo começou há 12 bilhões de anos, portanto só podemos ser alcançados por estrelas que estejam no máximo a 12 bilhões de anos-luz daqui. Só que existem muitas estrelas mais distantes porque o Big Bang espalhou caquinhos para todos os lados, que continuam se expandindo, inclusive na direção oposta em que estamos nos deslocando.
Existem outros motivos, como diminuição de gases, estrelas novas e blá blá blá. Mas a melhor resposta foi a de um poeta mesmo.

arbvore

Portanto… RESPOSTA:

O céu é pretão porque só deu tempo da luz de algumas estrelas nos alcançar. A luz da maioria ainda não chegou.

Bônus:

E é por isso também que olhar para o céu é olhar para o passado. É pura ilusão de ótica, o que você vê, não é a relaidade (a afirmação que mais gosto de fazer com as crianças, que piram as cabecinhas. A segunda é que somos todos primos, mas isso já é outro papo)

imgs: nexus 7burkovsky / Shutterstock

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More