Veja como é uma reentrada na atmosfera, de verdade

Depois da reentrada na atmosfera a W-1 da Varda pousou em Utah marcando um feito inédito para uma empresa comercial.

Você já viu essa cena dezenas de vezes no cinema. mas essa é de verdade. E como se você estivesse dentro da cápsula.

A Varda Space Industries divulgou agora um vídeo que mostra uma perspectiva em primeira pessoa do retorno de uma cápsula espacial à Terra. A gravação vai desde o momento em que ela se desacopla do satélite que a transportava em órbita, até sua reentrada na atmosfera e o pouso.

A Reentrada

Aqui o percurso completo:

A cápsula W-1 da Varda pousou na área de Teste e Treinamento de Utah, em área militar, marcando um feito inédito para uma empresa comercial. Antes disso, passou cerca de oito meses em órbita terrestre baixa, aguardando as aprovações necessárias do governo para pousar em solo americano, conforme relatado por Ars Technica.

“Aqui está um vídeo de nossa cápsula cortando a atmosfera a mach 25, sem edições, apenas imagens reais,” publicou a empresa no X, juntamente com trechos da reentrada. Além disso, a Varda disponibilizou no YouTube um vídeo de 28 minutos mostrando toda a jornada de retorno da W-1 da LEO (Órbita Terrestre Baixa).

A Varda, em colaboração com a Rocket Lab, está empenhada em desenvolver mini-laboratórios capazes de produzir fármacos no espaço — neste caso, o medicamento contra HIV, ritonavir. A cápsula W-1 estava acoplada ao satélite Photon da Rocket Lab, que, conforme anunciado antes do lançamento, forneceria energia, comunicação e controle de altitude para a cápsula. O Photon conduziu com sucesso a cápsula à posição necessária para a reentrada da semana passada, e depois se desintegrou na atmosfera da Terra, como reportou o SpaceNews. Com o retorno da cápsula, a Ars Technica informa que os cristais de ritonavir cultivados em órbita serão analisados pela empresa farmacêutica sediada em Indiana, Improved Pharma.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More