Midnight Special: o trem que era a iluminação dos prisioneiros

midnight-special-leadbellyEsse aí na foto é o Sr. Huddie Ledbetter.

Blueseiro e encrenqueiro (naquela época quase um pleonasmo), viveu alí pelo sul dos Estados Unidos no começo do século passado e era mais conhecido pelo seu apelido: leadbelly. 

Em 1915 foi preso por porte ilegal de arma e acabou indo parar na Harrison County chain gang, uma prisão onde os detentos ajudavam na construção de estradas de ferro, amarrados uns aos outros por correntes. Conseguiu escapar, mas 3 anos depois acabou sendo preso de novo por ter assasinado um outro homem por causa de uma mulher. Foi na prisão de Sugar Land, lá no Texas.

Sugar Land existiu até recentemente, foi fechada em 2012.

SugarLandPrisonExt_jpg_800x1000_q100

Lá em Sugar Land, a vida de LeadBelly era sofrida e monótona. Todo dia a rotina era a mesma, os sinais sonoros, a comida, tudo igual. Mas tinha um momento especial: toda noite, exatamente a meia-noite, passava um trem bem ao lado da penitenciária. Era o Southern Pacific Golden Gate Limited, que fazia a rota do sul americano.

url-1

Era o grande momento da noite e também o grande momento para fugas, já que todos, inclusive os guardas, acabavam se distraindo com o farol de luz que banhava o interior da prisão. Depois que alguns conseguiram escapar, surgiu uma crença que, se a luz do trem iluminesse algum prisioneiro, era sinal que ele logo estaria livre.

E foi assim que Leadbelly compôs “Midnight Special”, quase um gospel com sua emblemática frase “Let the Midnight Special, shine the light on me”

Midnight Special é uma das minhas músicas preferidas. Não só por sua história, mas pela infinidade de versões que foram feitas por diversos artistas, inclusive com muitas letras diferente pelo caminho. A mais conhecida, aquela que a consagrou, é a versão do Credence Clearwater Revival.

Mas têm muitas outras imperdíveis. A de Odetta:

A do jamaicano Harry Belafonte, com a primeiríssima gravação do Bob Dylan, como músico contratado de estúdio, acompanhando na gaita:

Ou a GE-NI-AL versão do Little Richards, totalmente Rock n’Roll (aumenta! aumenta!)

Preparei um playlist com as gravações em melhor qualidade:

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More