A pista com velocidade máxima de 12.250 KM/h

Não, não é placa para avião. É no chão mesmo, velocidade máxima de 12.250 KM/h

Não, não é placa para avião. É no chão mesmo.

O limite de velocidade máxima no estado do Novo México (que fica alí ao lado do Texas), é de 12.250 HM/h.

Sim, doze mil duzentos e cinquenta quilômetros por hora.

Ou, o equivalente a 10 vezes a velocidade do som, também conhecido como Mach 10.

holloman_high_speed_test_track-5[10]

O cara passa e você conta “papagaio-um, papagaio-dois…” e vai até o décimo papagaio antes de ouvir um zuuuuummmmm (mais ou menos, papagaios meramente ilustrativos).

Trata-se da pista de testes da Base Aérea de Holloman, operada pelo Departamento de Defesa do governo americano. Que, apesar de ser uma base aeronáutica, tem uma pista de testes em solo.

Mas dá para chegar nessa velocidade? Tem carro para isso?

Carro propriamente não, são mais uns foguetes (ou aviões sem asas) em trilhos e uma pista grandona de 15 KM de extensão que tem servido desde a década de 40 para desenvolver inovações como o cinto de segurança, o assento ejetor de aviões à jato, o para-quedas, etc.

Por exemplo, foi lá que no dia 10 de dezembro de 1954 o Tenente-Coronel John Stapp se transformou no “Homem mais rápido da Terra”, quando passou zunindo à 1000 KM/h sobre os trilhos. Chegou no final da pista com algumas costelas quebradas um “deslocamento temporário da retina ocular”, que em português claro significa que os olhos foram parar nos ouvidos. O sacrifício valeu para determinar se era ou não seguro para um piloto de caça puxar sua alavanca no cockpit e ser ejetado durante um vôo supersônico.

holloman_high_speed_test_track-2[5]

Depois do grande feito do homem mais rápido da terra, vieram outros, a coisa foi evoluíndo e o recorde atual nesta pista é de MACH 8.5 (de abril de 2003), uma marca alcançada durante uma bateria de testes em velocidades hipersônicas. Ou seja, ninguém ainda foi multado na pista de Holloman, mas é questão de tempo.

O recorde mundial em outras pistas é do X-43 que chegou a 11000 KM/H

holloman_high_speed_test_track-1[2]

Assista um video de 1967. Destaque para a trilha sonora de piquenique no parque, para sonorizar o video de alguém chegando a MACH 8.5 em 6 segundos.

Atualmente a pista está em reforma. Quando estiver pronta, novos foguetes irão “levitar” sobre os trilhos usando força magnética (como naqueles Trens Maglev) para eliminar o atrito e, provavelmente, a famosa placa do Mach 10.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More