Coke by Dolby
Semana passada, fomos convidados para viver uma experiência sensorial com a Coca-Cola em parceria com a Dolby (assinado pela J.Walter Thompson).
As duas marcas, ícones do entretenimento, criaram a experiência: “Coke Thirst – a sound experience by Dolby”, que é, basicamente, uma vinheta reproduzindo sons típicos do consumo de uma Coca-Cola, de sua abertura à efervescência, passando pelo encher do copo e o trincar do gelo.
É… realmente são barulhinhos que nos remetem bastante ao ato de “beber uma Coca”.
“Só mesmo uma marca icônica como Coca-Cola é capaz de transformar o abrir de uma garrafa em uma experiência sensorial fantástica. Pensando nisso, nosso objetivo foi levar essa sensação ao extremo e para isso só poderíamos contar com a qualidade sonora de uma marca como Dolby”, Ricardo John, Chief Creative Officer da J. Walter Thompson.
Esse ano, a Coca-Cola celebra 100 anos de sua icônica garrafa, a “Contour” (sabia que era esse o nome?).
Comercialmente, como a vinheta Dolby é sempre o sinal de que a sessão vai começar, a Coca-Cola passa a fazer parte do momento cinema em um espaço nunca antes patrocinado por uma marca.
Porém… assistindo aí pelo computador, não é nem de perto o que é em um sistema de som bom. Por aqui, talvez você não ache nada demais (como eu achei), mas depois, entendendo o conceito e os passos para tal, e no lugar certo, a coisa muda.
A ideia celebra um outro aspecto icônico da Coca-Cola: o som. Os sons de Coca são marcas registradas, tanto quanto a garrafa. “E, por ser uma marca que tem como princípio ser uma geradora de conteúdo, mais do que apenas uma anunciante, criamos algo que tinha de estar inserido na experiência de ver o filme. Um sound branding que dá sede de Coca-Cola.”, John.
Mais legal que a vinheta, o processo:
Ficha Técnica
Agência: J.Walter Thompson
Cliente: Coca-Cola
Título: Dolby
CCO: Ricardo John
CIO: Mauro Cavalletti
Head of Art: Fabio Simões
Diretor de Criação: Enoch Lan, Santiago Dulce
Diretor de Arte: Rodolfo Garcia, Pablo Lobo, Marcelo Monzillo
Redator: Fernando Duarte, Hiroito Gomes
Producer (ArtBuyer, RTV, Gráfico, Digital): Márcia Lacaze e Daniele Pizzo
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan
Gerente de Projetos: Thiago Segundo, Daniel Rybak
Mídia: Stella Lopes, Beatriz Luna, Ligia Mattos
Planejamento: Fernand Alphen, Gisele Bambace
Aprovação do Cliente: Javier Meza, Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Paloma Azulay, Juliana Assad
Composição: Ruriá Duprat
Produção Musical: Ruriá Duprat e Eduardo Santos
Equipe Dolby: Carlos Watanabe e Alex Sobral
Produtora de Filme: CLAN vfx
Produtora de Som: Banda Sonora
Gravação e Mix: Eduardo Santos, Marina Santana, Márcio Amaral
Atendimento: Rosária Santana, Dudu Santos
Produtora de som: Estúdio JLS & UpMix
Produtores: José Luiz Sasso, Ricardo Bertran e Toco Cerqueira
Produção Executiva: Bia Ambrogi
Equipe Guidon: Guto Guidon, Tabida Barrionuevo, Edielson Aureliano, Eduardo Rocha, Pedro Jafet, Giovanni Asselta, Nick Viana