E o Google Earth foi parar dentro do Chrome

NSFW! Entrar no Google Earth é sempre certeza de ficar preso por lá por muitos minutos, horas, quem sabe.

Como nosso planeta é bonito! Quantas coisas construímos! Quantas destruímos! Como somos privilegiados de poder nos deslocar por essa bola gigantesca, praticamente inteira, em um par de dias.

Fazia tempo que eu não entrava no Google Earth, mas ontem dei de cara com essa notícia de uma nova versão e lá fui eu novamente. Agora dá para acessar diretamente do Chrome (ou dispositivos com Android), nem precisa instalar nada, nem abrir aplicativo nenhum, é só escrever “Google Earth” no seu navegador que você acha. Ou clica aí no link.

Pessoalmente, adoro esse tipo de exploração na base do zoom in e zoom out, da visão macro para a micro e vice-versa. Acho que tudo deveria ser assim, não apenas com imagens, mas conceitualmente mesmo, na escola, por exemplo. Acho que no primeiro dia de escola de uma criança a professora deveria abrir o Google Earth e falar “olhaí, essa bola inteira é a sua casa, é onde você mora”. E depois passar alguns anos girando e mergulhando na tal bola para contar o que já fizemos sobre ela durante milhares de anos. Sempre mantendo a visão macro, seja geograficamente ou na linha do tempo ou qualquer outra perspectiva que possa contextualizar o aprendizado. É muito mais legal que a forma linear, porque depois de um tempo tudo acaba ficando meio confuso. Enfim, vamos voltar ao novo Google Earth.

As Novidades do novo Google Earth

clique nas imagens para ampliar

Na verdade não são exatamente novidades, mas aprimoramentos. Coisas que já existiam nas versões anteriores, como a visão tridimensional, só que agora disponível em mais localidades. Acho que as grandes cidades do mundo estão todas em 3D. Em todas elas tem uns cards que servem como guia das principais atrações de cada lugar. Merece atenção também uma nova seção chamada Voyager, que leva os usuários em tours interativos guiados por especialistas como cientistas e documentaristas por mais de 50 pontos do mundo. A lista inclui locais remotos como os Fiordes Kenai, no Alasca, e as Ilhas Galápagos, entre outros. Além desses tours, a seção também traz jornadas em vídeos para seis locais diferentes – o material é produzido pela BBC Earth.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More