A popularidade dos gêneros de filmes, de 1910 até hoje

É apenas uma imagem, mas dá para ficar refletindo e interpretando por bons minutos.

Meu filho está numa fase de maratonas de filme de terror. E os amigos dele, também. Achei esse comportamento curioso, fui dar uma pesquisada sobre o assunto e acabei encontrando esse gráfico que mostra a popularidade dos gêneros de filmes desde 1910 até hoje. E, com cada um, vem a vontade de tentar entender em que contexto as pessoas consumiram mais ou menos um determinado estilo de filme.

Alguns insights por gênero

Genrepopularity19102018triggermediummentionlistdankhistory ba66b6 6903489

Por exemplo, os musicais são fáceis de entender: o gráfico decola simplesmente por causa da chegada do som. O cinema mudo desaparece e a música é a estrela, já que agora dá para “ouvir”. Os poucos musicais anteriores acredito que tenham sido embalados por uma trilha sonora ao vivo, geralmente um piano.

Os filmes de guerra também ficam mais populares justamente na época da Segunda Guerra Mundial, obviamente é o assunto mais explorado pela imprensa e o impacto na rotina dos americanos e europeus é grande.

Os “filmes de caubói”, que eu adorava quando era criança, morreram na década de 80.

Horror e suspense andam em alta, mas não consigo imaginar um motivo super claro para isso. Os filmes (bons) de suspense costumam agradar pelos roteiros mais trabalhados e pela narrativa. Já os de terror, talvez tenham ficado mais populares por conta dos efeitos especiais. E talvez por influencia do universo dos games, que também adora aterrorizar. Certamente é um gênero em alta entre os adolescentes. Torço para que sirvam de ponte para bons suspenses e, desses, para bons filmes de modo geral. Pelo menos sai um pouco dessa coisa de filme de super-herói (nada contra, eu adoro todos, mas não precisa ter só isso nos cinemas)

Ficção-científica também sobe porque estamos realmente vivendo uma era de avanços rápidos na tecnologia. E os efeitos especiais estão cada dia mais incríveis.

Crime diminuindo porque a imprensa resolveu se especializar no gênero do “entretenimento policial”, e acho que as pessoas andam de saco cheio desse truque-tabloide que os noticiários resolveram despejar nas nossas cabeças.

Engraçado que os documentários estão em alta pelo mesmo motivo, mas do lado avesso: aqui é o entretenimento indo na direção das news. Sem duvida, ocupando um espaço que antigamente era bem explorado pelas “reportagens especiais”.

Comedia, é a curva estável de sempre.

E fantasia, com um dropão ali na década de 20, provavelmente pela grande depressão, época dura em que a realidade deu um chega-pra-lá na fantasia.

E você? Enxergou algo interessante nesses gráficos? Me conta!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More