Zappa in New York: lançado neste dia, em 1978

Zappa in New York, um dos meus álbuns preferidos entre tantos outros da discografia, foi gravado em uma série de shows lá no famoso The Palladium, entre o Natal e o Ano Novo de 1976. Foi lançado no ano seguinte, mas recolhido logo em seguida pela Warner Bros, que re-lançou oficialmente uma versão editada em 1978.

dis69204lp1 2418x1200
álbum duplo em 1978

Com a mudança a WB acabou violando o contrato que tinha com o Zappa e a partir desta data ele finalmente teve total controle artístico sobre seus álbuns. E no ano passado, o “Zappa in New York” ganhou uma nova versão de 40 anos turbinada com várias músicas extras dos shows.

dis69204lp3 2418x1200
uma formação estelar

Bom, mas vamos ao que importa, que são as músicas. A banda é estelar. Ouvindo as diversas versões das mesmas músicas é possível comprovar como cada uma era diferente da outra e o quanto de improviso rolava a cada noite. Músicos extremamente talentosos que se divertiam e conversam entre sí com seus instrumentos de uma forma que simplesmente não existe mais. Quem fazia já está velhinho e deixando o planeta aos poucos, infelizmente.

Difícil destacar um ou outro mas Bozzio na bateria, Patrick O’Hearn no baixo e Mike Brecker no sax merecem sua atenção. Além do mestre Zappa, obviamente.

Minha sugestão de audição é começar pelo álbum de 78 mesmo e depois, se você se animar, mergulha na edição de aniversário. No player abaixo você consegue ouvir o álbum todo, use o ícone da playlist no canto superior direito para ver as faixas.

Meus destaques

01. Purple Lagoon

Uma obra-prima. Começa com uma contagem daquelas quebradas. Lá pelo segundo minuto baixo e bateria engrenam numa levada hipnótica e a música decola. Primeiro com o sax tenor, depois com a guitarra do Zappa.

02. Titties & Beer

Um pacto com o diabo, encarnado por Terry Bozzio.

03. The Black Page 1 & 2

Uma partitura com tantas notas que a página fica preta. Criada originalmente para bateria (Black Page 1) e em um segundo momento, com outros instrumentos, como o próprio Zappa explica (Black Page 2)

Zappa in new York (1978)

Vou para de destacar porque realmente é um daqueles álbuns para se ouvir inteiro, todas as músicas são incríveis e permearam muitos outros álbuns e versões com o passar dos anos, em outras formações.

Para ver mais posts sobre Frank Zappa, clique na tag ZAPPA abaixo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More