Cannes Lions se fecha para Rússia e se abre para Ucrânia

Festival de criatividade não aceitará presença russa e incentiva a vinda de criativos ucranianos

A tensão da Guerra entre Rússia e Ucrânia já extrapolou a área política e econômica, com ações e impactos em diversas outras esferas – especialmente no marketing e na comunicação. E nesta sexta-feira, chegou a vez do Cannes Lions, maior festival de criatividade e publicidade do mundo, se posicionar sobre o tema.

Em comunicado, o evento – realizado pela companhia inglesa Ascential – declarou estar “junto com nossos amigos na Ucrânia e tantos outros parceiros e membros da comunidade na Rússia, os quais se opõem fortemente às ações do governo russo”. Na sequência, o documento reforça que, apesar do compromisso de celebrar a criatividade de onde quer que ela venha, não aceitará, diante da situação atual, inscrições de trabalhos ou delegações vindas da Rússia na edição de 2022 ou em seus programas associados.

A carta, sem assinatura nominal de nenhum dos líderes do festival ou da Ascential, também reforça que está realizando “uma doação significativa para ações humanitárias que estão trabalhando nas regiões afetadas”. E como forma de apoio, anuncia que aceitará a participação daqueles criativos ucranianos que conseguirem ir à Riviera Francesa para o festival – que acontece de 20 a 24 de junho – de forma gratuita, além de gerar reembolso às agências do país que já pagaram por inscrições. Vale lembrar que cada badge para acesso ao evento custa, em média, 3 mil euros – aproximadamente R$ 16,5 mil na cotação atual.

Outra iniciativa do festival está em oferecer suporte para a comunidade criativa ucraniana, unindo-a com outros líderes de mercado por meio da plataforma proprietária LIONS. Os criativos são convidados a se inscrever aqui para receber o apoio de outros membros.

“Nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e outros membros da nossa comunidade afetados neste momento de extrema dificuldade”, conclui o comunicado.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More