Porque você nunca deve latir para o seu cachorro

As reações podem parecer engraçadas, mas são sinais de estresse e medo.

Um dos mais recentes desafios no TikTok é o #barkatyourdogchallenge, que incentiva as pessoas a enviarem videos em que apareçam latindo para os seus cães e gravando a reação deles.

A intenção é captar um momento engraçado, mas de acordo com especialistas em animais, os olhos arregalados e as expressões divertidas que os cachorros fazem, são na verdade, sinais de estresse e medo. 

Veja por que você nunca deve latir para o seu (ou qualquer outro) cachorro.

O que acontece quando você late para seu cachorro

Veja alguns exemplos listados pelo American Kennel Club (AKC):

  • “Olho de baleia” (olhos arregalados)
  • Corpo rígido e características faciais
  • Orelhas voltadas para trás
  • Latidos ou vocalizações de volta para o humano
  • Lamber os lábios
  • Mostrar os dentes
  • tentativa de fuga

Outras reações são um pouco mais óbvias e permitem que você saiba que seu cão definitivamente não é curte você latindo na cara dele (ou qualquer outra coisa que você faz que possa assustá-lo). O AKC diz que estes podem incluir:

  • Latidos
  • Saltos
  • Mordidas
  • etc

Claro, todos os cães são diferentes, mas para estar seguro, o AKC recomenda evitar esse desafio.

Por que latir para cães os estressa

O que, exatamente, está passando pela mente de um cachorro quando um humano late para eles?

“Os latidos dos cães podem significar coisas diferentes dependendo do contexto – o tom e a linguagem corporal podem significar desde ‘brincar’ a ‘estou preocupado’ e até mesmo um ‘fique longe’ defensivo”, disse o veterinário Dr. Jo Woodnutt ao Pets Radar . 

“Nesse desafio do TikTok, as pessoas estão latindo para seus cães sem levar em consideração sua linguagem corporal ou tom, e há o risco de que isso seja mal interpretado.”

Na mesma linha, Woodnutt observa que o desafio do TikTok também envolve duas outras coisas que os humanos fazem que deixam os cães desconfortáveis: invadir seu espaço pessoal e fazer contato visual com eles – ambas percebidas pelos cães como ameaçadoras. 

“Lendo a linguagem corporal dos cães, muitos deles já estão um pouco nervosos com a situação e não têm certeza do que está acontecendo – eles estão no limite”, acrescenta Woodnutt.

Animais, apesar de proporcionarem momentos divertidos, não são brinquedos e devem ser respeitados e cuidados. Como criaturas inteligentes que são, não estão nem aí para o TikTok ( 😁 ) e tudo o que eles querem é que você se conecte de forma verdadeira e afetuosa com eles, do mesmo jeito que eles SEMPRE fazem com você.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More