Como as decisões alteram as rotas da sua vida. Vire um Waze!

Tomar uma decisão é uma aposta. É um jogo de eliminação, o maior gesto de desapego do mundo. É abrir mão de tudo por uma coisa só. Sua vida é uma festa de possibilidades infinitas. Pratique!

“Não há decisão tão pequena que não tenha o potencial de mudar nossas vidas completamente.”

Pare e pense em quantas decisões você já tomou hoje. Você decidiu que estava na hora de levantar, que roupa iria vestir, o que ia comer no café da manhã, etc. Nossos dias são assim, desde que nascemos. Tomamos centenas (milhares?) de decisões todos os dias, há muitos e muitos anos.

E é justamente por causa desse volume, que a maioria das nossas decisões são tomadas SEM PENSARMOS MUITO nelas. Outras, em número menor, pensamos muito. E outras, raras, pensamos exageradamente.

Geralmente, quanto mais tempo gastamos para decidir, mais fica a dúvida se fizemos a melhor escolha. Isso acontece porque o processo de tomada de decisão é, em sua essência, uma ENORME perda. Por exemplo, quando você escolhe com quem vai casar, você está em teoria abrindo mão de 8 bilhões de outras opções.

Sou apaixonado por esse raciocínio do “livre arbítrio” e do impacto gigantesco que isso tem em nossas vidas. Uma decisão diferente no seu passado, poderia resultar em uma vida COMPLETAMENTE DIFERENTE da sua atual. Talvez morando em outros lugares, convivendo com outras pessoas, trabalhando em outras áreas, com filhos diferentes. Se qualquer um dos seus antepassados tivesse tomado uma decisão diferente… puf! você já era. Não é à toa que o tema dos “universos paralelos” faz tanto sucesso na ficção.

Enfim, resolvi trazer esse tópico porque estamos diante de um ano novo e costumamos pensar com um pouco mais de calma nessa época, em que conseguimos driblar um pouco a rotina.

E também para compartilhar essa imagem feita por um dos meus escritores favoritos, o Tim Urban (do site Wait But Why) que ilustra esse post. Para mim, digna de ser colocada na parede, para não esquecer desse privilégio que se apresenta por tantas vezes à nossa frente. Fico olhando para ela por vários minutos e essas ramificações viraram uma imagem que carrego comigo pra sempre. Tenho muita gratidão por tantas ramificações e por tantas possibilidades.

Nem toda decisão é importante, mas todas afetam o rumo da nossa vida de alguma maneira.

Dicas que podem ajudar a tomar decisões de forma mais assertiva

  1. Defina o que é importante para você: Antes de tomar uma decisão, é importante ter uma noção clara dos seus valores e objetivos. Isso ajudará a orientar as suas escolhas e a fazer decisões mais coerentes com o que é importante para você.
  2. Faça uma lista de prós e contras: Quando estiver avaliando diferentes opções, crie uma lista de prós e contras. Isso ajudará a ver as coisas de forma mais clara e a avaliar as diferentes opções de maneira mais objetiva.
  3. Considere as consequências a longo prazo: É importante levar em consideração as consequências a longo prazo de uma decisão, em vez de apenas se concentrar nos resultados imediatos. Isso ajudará a tomar decisões mais sólidas e duradouras.
  4. Obtenha informações e conselhos: Antes de tomar uma decisão importante, é uma boa ideia obter informações e conselhos de outras pessoas de confiança. Isso pode ajudar a ampliar a sua perspectiva e a ver as coisas de maneira diferente.
  5. Faça uma escolha e siga em frente: Depois de avaliar todas as opções e considerar as consequências, é importante tomar uma decisão e seguir em frente. Demorar muito tempo para tomar uma decisão pode ser paralisante e levar a resultados ruins.

O caminho da sua vida é traçado pelas suas decisões. Seja o seu próprio Waze, calcule suas rotas, vire à direita em 200 metros ou… recalculando rota!

Feliz 2023!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More