Como a compra de selos de verificação podem afetar a credibilidade

A venda de selos de verificação nas redes sociais tem gerado polêmica. Como isso afeta a credibilidade e alcance de marcas e criadores de conteúdo? Entenda.

Um dos assuntos mais comentados e polemizados nos últimos tempos nas redes sociais, é a mudança de paradigma que o Twitter e a Meta, composto pelo Facebook e Instagram, estão realizando ao iniciarem processos de venda dos desejados selos de verificação. Mas antes de falarmos sobre as consequências desta mudança, é importante lembrar o que a verificação significa, como se originou e como evoluiu.

A origem dos selos de verificação aconteceu em 2009, quando o Twitter anunciou a versão beta das contas verificadasNa época, a companhia havia sido processada por Tony La Russa, gerente do time de baseball americano, Saint Louis Cardinals, após o mesmo ter sido personificado por um conta falsa na rede social. Por conta disso, a co-fundadora do Twitter, Biz Stone, reconheceu a oportunidade de melhorar a experiência do usuário e implementou uma prévia beta das contas verificadas.

O modelo desde então mudou bastante com a aplicação do formato sendo reproduzida pelo Instagram, Facebook, TikTok e muitas outras. Todas aplicando um discurso similar, afirmando que a verificação é uma forma das pessoas saberem se as contas de destaque que estão seguindo ou pesquisando são exatamente quem elas dizem que são.

A realidade é um pouco diferente. A verificação se tornou um negócio, custando milhares de reais em alguns casos, pois de forma indireta indica autenticidade e relevância. Mas mais do que isso, se tornou um clube exclusivo que muitas pessoas pagaram caro e trabalharam muito para fazer parte. E tudo isso está mudando.

É fundamental destacar que o sistema de verificação pago proposto varia, significativamente, entre as diferentes redes sociais: no Twitter, um programa oferece maior visibilidade e engajamento orgânico, além de outros benefícios, como a capacidade de inserir arquivos maiores e mais pesados. Por outro lado, no Facebook e no Instagram, a verificação paga se limita inicialmente às pessoas físicas com documentos governamentais verificados e, por enquanto, sem benefícios adicionais de alcance ou visibilidade.

Tanto o Twitter quanto a Meta têm uma necessidade gigantesca de buscar novas formas de monetização, e esse é o principal motivo por trás do processo. O “pássaro azul” está rodeado de polêmicas, demissões em massa e uma vertiginosa queda de receita com anúncios, de acordo com a Standard Media Index. Por sua vez, a empresa do Metaverso vem sofrendo financeiramente desde o lançamento das ferramentas de privacidade da Apple.

Mas o que estamos vendo é que o impacto na receita dessas empresas com o programa de verificação paga pode ser positivo ou negativo, como exemplificado pelo caso de LeBron James, que abandonou o Twitter após a introdução da nova forma, fazendo com que a plataforma perdesse um dos seus maiores criadores e âncoras de atenção.

Com tudo isso, há algumas dúvidas e preocupações que permeiam a mente tanto dos criadores, quanto dos anunciantes: como fica a relevância digital com a mudança no formato de verificação? Perfis que não comprarem os selos irão perder alcance orgânico? A verdade é que estamos apenas no início deste movimento e o verdadeiro impacto dessas mudanças ainda está por ser determinado.

Quanto à credibilidade, já existem fortes indícios de que a compra de selos de verificação pode ser mal vista pelas comunidades. Criadores que antes não tinham verificação e estão realizando essas compras, têm recebido grandes crescimentos no Twitter e estão sendo taxadas como tendo importância comprada, diminuindo sua relevância.

A realidade é que a intensa competição no mercado de produção de conteúdo faz com que a qualidade e a aderência sejam fatores cada vez mais importantes para o sucesso dos criadores. As plataformas de vídeo curto, por exemplo, revolucionaram a descoberta de influenciadores e produtores de conteúdo, facilitando o reconhecimento de novos talentos, outrora desconhecidos, com a sua gigantesca entrega orgânica, como foi o caso do Luva de Pedreiro, que não tinha presença nas redes sociais antes de 2021.

Portanto, a relevância dos produtores de conteúdo e das empresas será cada vez mais proporcional à qualidade do conteúdo que entregam. Em suma, a compra de selos de verificação nas redes sociais tem o potencial de afetar a credibilidade e o alcance dos perfis de marcas e dos criadores. No entanto, a qualidade e a aderência do conteúdo continuarão sendo determinantes para o sucesso nesse mercado altamente competitivo –  e é nisso que os anunciantes têm que focar.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More