A trajetória da Aimé Leon Dore, pilar da cena fashion de Nova York, e as collabs com a New Balance

Nos últimos anos, o mercado high-end tem se reinventado, abraçando o fenômeno do streetwear em uma tentativa de rejuvenescer e se conectar com um público mais jovem e antenado com a moda. A fusão entre luxo e o urbano encontrou um equilíbrio perfeito, refletido no crescimento e influência de marcas como a Aimé Leon Dore que se tornou um pilar da cena fashion de Nova York. 

medium 022219 FLAGSHIP ALD 37 eafdf56fea

A Aimé Leon Dore não é apenas reconhecida por suas roupas, é uma casa de código moderno e contemporâneo que oferece uma experiência imersiva para seus consumidores, tanto em sua cafeteria, como também, em suas lojas.

Sua abordagem mistura o clássico e o contemporâneo, com peças que equilibram elegância da alta costura com o conforto casual do streetwear com fortes influências da cultura do hip Hop dos anos 80 e 90. 

medium 100618 CAFE ALD Hypefest 26 7951bb773e

Peças tradicionalmente luxuosas, como camisas de seda ou jaquetas, são reinterpretadas com uma estética mais relaxada, atraindo um público que valoriza tanto a autenticidade quanto a sofisticação.

Este redirecionamento estratégico se alinha perfeitamente a New Balance, um gigante estabelecido no mundo dos sneakers. Ao colaborar com a Aimé Leon Dore, a New Balance reconhece a crescente influência da cultura streetwear e a necessidade de se adaptar e evoluir para atender um público mais exigente e diversificado.

Juntas, essas marcas personificam a evolução do mercado de moda, demonstrando que é possível honrar tradições e legados enquanto inova e se mantém relevante no cenário atual. 

Para realmente entender a estatura atual de ambas as marcas, é essencial mergulhar em suas raízes históricas, reconhecendo que, antes da consolidação de seus conceitos distintos, há uma narrativa rica que moldou suas trajetórias.

A Estética distinta e o legado da  Aimé Leon Dore

No eclético mundo da moda, poucas marcas têm se destacado tanto quanto a Aimé Leon Dore. Fundada pelo visionário Teddy Santis em 2014, a marca nova iorquina rapidamente ganhou reconhecimento por sua estética única que de certa forma, captura a essência da moda masculina e urbana dos anos 90 e a funde com influências contemporâneas.

Uma singela homenagem a silhuetas clássicas, revestidas com toques retrôs. Enquanto muitas marcas da moda buscam inspiração no presente, a ALD reverencia o passado, mas com um olhar voltado para o futuro. 

Esta combinação do nostálgico e do novo fica evidente em cada peça, desde prêt à porter, até seus produtos para o lar e acessórios. 

No centro dessa jornada criativa de ALD está a influente amizade entre Santis e Ronnie Fieg, fundador da renomada marca de streetwear e tênis, KITH. Unidos por uma paixão mútua pelo design e uma visão para redefinir a moda urbana, essa dupla tem se apoiado aos longos dos anos, trocando ideias e inspirando-se mutuamente.

Essa relação foi simbolizada quando Fieg, ao assumir um papel de destaque nos Knicks, recebeu de Santis um pingente personalizado dos Knicks, evidenciando o profundo respeito e camaradagem entre eles.

Não é segredo para ninguém que Santis tem uma clara reverência por gigantes da moda como Ralph Lauren e Supreme, marcas que o influenciou no processo de ideação da Aimé. No entanto, ao invés de simplesmente emular essas influências, ele imprimiu seus sentimentos e os interpretou através de sua visão única.

A influência da Ralph Lauren é visível no desejo da marca de evocar uma sensação de luxo atemporal, enquanto a influência da Supreme se manifesta na forma como ALD se relaciona com seu público e cria peças que realmente ressoam na cultura urbana contemporânea.

Desde os primeiros dias de Teddy Santis trabalhando no lanchonete Midnight Express Diner de seu pai até proeminente posição que a Aimé Leon Doré ( ALD) ocupa no mundo da moda, sua jornada é uma combinação de paixão autêntica e estratégia comercial aguda.

Nativo do Queens e de ascendência grega, pode não ter a formação tradicional em moda, mas seu toque pessoal, incorporando elementos de sua criação multicultural, é evidentemente visível em todas as peças da ALD.

Foi em meio à cultura hip-hop dos anos 90 e suas experiências como DJ de house music que Santis encontrou inspiração e estabeleceu as bases da ALD. Construiu a marca com uma abordagem direta ao consumidor moderno: exclusividade, autenticidade e uma sensação palpável de história. 

Uma das principais estratégias adotadas por ALD é a exclusividade calculada. A marca se distanciou deliberadamente dos desfiles tradicionais e do calendário de semanas de moda, optando por lançamentos sazonais e esporádicos.

Essa abordagem permite que a marca controle totalmente sua narrativa, desde o design inicial até o ponto de venda. O luxo não está apenas nas peças, mas na experiência: para adquirir uma peça ALD, é quase como ser admitido como membro oficial de um clube exclusivo. 

A colaboração com a New Balance, especificamente a reimaginação do New Balance 550 é um testemunho do toque mágico de Santis. Ele conseguiu pegar um modelo esquecido e transformá-lo em ícone contemporâneo. A velocidade com que o 550 se propagou no mercado traduz a influência e visão de Santis. Em vez de apenas seguir tendências, ele as estabelece.

VJIiLnf0Lvv2Zw9oh6vDivXQLJLj46zt6R4UeGw5tO9h3Cu FgTjqQbGKZRZlk2ShL plz uXoS0UuUUYYRI9XL gXRi9HqVvd5 kDyezAvHfDjyd9QDQ0UGvxBi61MF2Fj7tJu GQ7kInEjg1tKn8g

Contudo, não é apenas sobre produzir tênis ou roupas, é sobre contar histórias. Teddy Santis integrou sua paixão por roupas e suas raízes gregas para criar uma marca que não só veste pessoas, mas conta uma história.

Em essência, a ALD, transformou-se em mais que apenas uma marca. É um movimento e uma experiência. E, como o próprio Santis mencionou, o que ele projeta não são apenas roupas, mas sentimentos alojados em seu interior que ele deseja mostrar ao mundo através de suas impressões pessoais.

SUAS COLABORAÇÕES ICÔNICAS E A PARCERIA PIONEIRA COM A NEW BALANCE

Antes de se consolidar como um nome influente no universo da moda, Santis moldou seu instinto para os negócios em uma boutique de óculos. Durante esse período, teceu conexões profundas com os aficionados da moda de Nova York.

O primeiro gatilho do que estava por vir se manifestou quando Santis decidiu compartilhar uma peça de design próprio no Instagram do Fieg – um suéter estampado com o logo ”Aimé”. A repercussão foi imediata e positiva, fornecendo a Santis a confirmação de que seu sonho tinha um real potencial. 

Embora tenha tido obstáculos iniciais de produção, Santis foi resiliente em sua missão: decidiu carregar um nome sentimental e luxuoso, como uma espécie de herança e paixão: ”Aimé”, em francês para ”amado”; ”Leon”, em homenagem ao apelido de seu pai; e ”Dore”, uma alusão ao próprio Teddy.

No entanto, a jornada da ALD para se estabelecer firmemente no mundo da moda foi repleta de desafios. Apesar das colaborações de peso como Kith, Porshe, Timberland, Drake e até mesmo PUMA, a marca passou por altos e baixos e foi o encontro criativo com a New Balance que se provou a peça que faltava para a engrenagem rodar.

A aliança com a New Balance foi a simbiose perfeita de estéticas complementares. A paixão da ALD por designs retrô entrou em ressonância na essência da New Balance que se iniciou em 2019, quando, juntos, lançaram duas interpretações do modelo 997. 

A resposta quase instantânea foi esmagadora, tanto da imprensa – que destacou o modelo em várias seleções de destaque do ano – quanto do público, validando a parceria como extremamente bem sucedida caindo de vez no gosto popular das pessoas.

Enquanto mais modelos da série 99X foram repaginados pela ALD, o grande estouro da dupla ocorreu com a revitalização do 550 que ocorreu em 2020, originalmente desenhado por Steven Smith e fora das prateleiras por anos, foi marcado pelos toques de Santis, com uma paleta de cores inspirada nos uniformes escolares e uma vibe retrô.

Esse lançamento solidificou a sinergia entre ALD e New Balance, recebendo elogios unânimes e se tornando um item cobiçado no mercado de revenda, com valores ultrapassando o dobro do original.

A ressurreição do 550 só foi possível graças a Santis, que descobriu o modelo em uma antiga revista japonesa. A New Balance, que já não possuía os moldes originais do tênis, precisou rastrear um colecionador no Japão, demonstrando o par para entender como reproduzi-lo em grande escala.

O sucesso contínuo levou Santis a um papel mais elevado em 2021, sendo nomeado diretor criativo da linha Made in USA da New Balance. Seu olhar perspicaz e habilidade de contar histórias por meio de designs tornaram-se a escolha perfeita para a marca continuar conquistando novos adeptos e fazendo a alegria do público anterior.

Essa colaboração provou ser benéfica para ambas as partes. A Aimé Leon Dore, ao unir-se a um gigante como a New Balance, consolidou sua posição no cenário global da moda e reforçou seu pedigree em streetwear sofisticado. Simultaneamente, a New Balance se rejuvenesceu, capturando a atenção de uma audiência mais jovem e entusiasta dos designs minimalistas, que são a assinatura da marca sediada em Boston.

8AHE5p0rssSyx9LLGYqHUKPBT1rl8JNZHBSa0zSIpE4rzYV 58oSj9sn1ZyLuDTq1QB1fkoR1 hicUgLLuF3Kd8s

A parceria inicial entre Aimé Leon Dore e New Balance resultou no 997, combinando tons neutros com detalhes em rosa e amarelo. Este lançamento, altamente valorizado por aficionados, atualmente alcança valores de cerca de US$1000 no mercado de revenda.

2y6LwqiOvGM 2sSAcNkgb82H0zRDy8CFhrLlfQWPVR7xC8LC82eQ4SeITRTp3seKQRgJ8jGJgsDb6hQOuInjsqoO40IXW2bGq52igI2eoDtu9SNBKU8W2yCrPeFiazDGPjj

Inspirando-se em antigas campanhas da NB, a Aimé Leon Dore promoveu a colaboração 990v2 com camurça premium e detalhes clássicos 990v2. A paleta de cores escolhida realça toques de azul com cinzas sutis, além do verde e amarelo, enquanto a sola exibia uma estética retrô.

J6Fe7wxDftQXusfm7k

Junto ao 990v2, o ALD lançou o New Balance 990v5, destacando-se por sua paleta e composição. Em vez da malha tradicional, o V5 explorou outros elementos como o veludo cotelê que compõe tons de verde com azul marinho. 

6atn AlGA7JMeBOIONWv0CsF2kcUMvVgvGXB6FdCbbiMeQbm4Z9B Gwj1DuPvEksVHq9sPImQA1GSaISJd

Sob o lema ”Os corredores não são normais”, Teddy e NB lançaram um trio de New Balance 827.  O sneaker exibia camurças sintética em cores vivas (branco e vermelho com detalhes multicoloridos) contrastando com uma base de malha branca, enquanto os outros dois traziam toques luminosos, um em amarelo e outro em vermelho.

zG5Pmtz9lf5YDcX1eeCS8uVwTvJiUOEqtFDzSFR2tvafoOjFWSeI6mNZN782IHfw2Qw2upIO1Wq7m3pg1d9WMbeAS5pIZPbJ MOdudmoLTQBMsiZBkPFVksZWzcL5Wl8GC2ov9tO70LWngd2 dTpTko

A silhueta do 1300 ganhou destaque para os fãs da marca, lançado em duas variantes, teve inspiração em jardinagem. Uma versão apresentava um tom de rosa com detalhes em vintage e marinho, enquanto a outra exibia um verde gramado com acentos similares.

Ambos usavam camurça premium e malha, acompanhados por uma linha de vestuário, incluindo luvas de jardinagem com marca compartilhada.

Durante o auge do Dunk, o ressurgimento do New Balance 550 por Santis emergiu como uma alternativa ao sempre saturado modelo da Nike. Em seu relançamento, a ALD introduziu quatro variações do 550, todos com base branca vintage, complementada por detalhes em azul marinho, vermelho, cinza ou verde. 

Essas versões tiveram um impacto positivo logo de cara, o que resultou no aumento de vendas e o approach que faltava para a marca decolar. 

Após o sucesso do primeiro pack da ALD X NB 550, Teddy Santis decidiu trabalhar com mais cores para amplificar o alcance da marca perante seu público, introduzindo duas novas cores e relançando dois designs anteriores, todos com um toque vintage, nas versões ”verde natural com detalhes em amarelo” e ”Vermelho Marinho Branco”

4m5lvJmhP1OoxWSk1XzcHVEDMEcTGocJKKg0CafaZENbO4rSLQuaus7f5J28qBp7ZzmS1exXz0EqJfJ jb vyN4nJLvFrpJL7ZvXUiu RW5ZxoCim2WEjkg22le2vZbif1z m0EmJK JhNBVOB 5RkY

Em 2021, a New Balance e a ALD decidiram expandir seus horizontes e criar uma silhueta que se assemelhasse com o 550, incorporando uma estética mais alongada, denominada como 650R.

O sneaker de cano alto foi lançado em três versões para pré encomenda, garantindo acesso, mas com espera de meses. As cores disponíveis eram baseadas em um fundo em cor creme com detalhes em ”Cinza” ”Verde” ou ”Marinho”

Lançado em 2021, o 993 Pack foi fruto da parceria entre Santis e ALD, trazendo duas variações da silhueta ”Taupe” e um tom ”’Brown” este último evocando o icônico esquema ”’Beef & Broccoli’, típico da Timberland. 

Ambos apresentavam marca conjunta e materiais de alta qualidade. Em 2022, o modelo ”’Taupe” teve um reabastecimento em diversos varejistas.

o7z szPbs0sAwGwioG3M0ZF7Ls4kcpqH324EaP4YPqCAN6Vkz 7Ea6 ggqkfW06KNLy 4dw 7oyXg3blGjj MJQED1irHiQxepu7GEFFzcb YHYOr2E0LphgA0mAJp5Qtw2 DXk

A ALD resolveu lançar uma colorway para o New Balance 650R, nomeada ”White Red”’. O design carregava a assinatura ALD como um vibe vintage, o logotipo ”N” em couro rachado e detalhes de marca compartilhada. As versões anteriores desse modelo também tiveram um novo lote disponibilizado. 

9Pvlzl8OCKcZDRXdnFDKNjRFkMRzyA IWeuta1Pe1Dbyxd2dg cnte6wnIsFoOex7azVgDyT1UwZ9gMovOjlBNeZlB7Bj6Y4clCzzEAe9DptJtqGciMriXovS7HzozP C9LQi QONc5W39Jf4mUCKdA

Elevando o padrão de qualidade, ALD e NB utilizaram a fábrica da New Balance em Flimby, Reino Unido, para criar duas versões de luxo do New Balance 991 Made in UK Pack 2022. Ambas tinham detalhes em verde sobre bases neutras: o ”’Grey Green” em camurça de porco e o ”Tan Green” em couro. 

Mesmo com o preço elevado de US$ 275 a demanda se manteve alta.

WwxwI87Ahj3o cj PbUCAP6hk 20a H0dNI3mdEUYpsyUrGel1dVB1JVXPSfLNrdQMruXPss6G 8rLyyQT7lxZUn rfwXMcwzu8Gdl81QgLn6LWIU2M39Fls36FMdk2zt MQconga9e7F0dVz1uMknY

Aproveitando-se do hype e da procura alta dos adeptos, três novas cores foram apresentadas em 2022 nas versões roxo, oliva e marrom, o que garantiu um sucesso contínuo e elevado a mesma.

NGpuYVORf43EHvcEiGvko1VDPZhIHZxJ9kNC2GnbYCJzDeNa W1vzOmkZKhRXVQDIC6ov7in7EVJRorC7EtPeC4 jdVilFzxN3L0WEl0LV 8FlUr855q5qXUENxiIS10e5mpHVy6zG

O 650R teve um retorno bem significativo para a marca, o que fez com que  eles optassem por trazer um conjunto de mais três cores: marinho, cinza e verde. Cada modelo foi predominantemente da cor destacada, com nuances contrastantes no logotipo ”N” gola e sola.

CJ7 rF jlmXKClSnnxAe5uCS9HbstD86LlF7OnEnbEmYh mscHQeEOHwxLpY7tNFYPj9wgcGvMcta 6sqJlTePVa2gsiOgBaGtIZeHxE9s5UrvyItWoAnBnIZTVzq7MLRO6Ps9EXknzpr f3k q0eSs

Mantendo o enfoque no 550, a ALD lançou duas versões neutras do modelo. Uma delas, inovadoramente revestida de camurça, uma delas ostenta um tom cinza predominante, enquanto a variante em couro exibia uma estética branca e impecável.

Kt7eoBLNuHcluUQoxhLKfr8PsQbyYEBO Qc4JnwIdY86LfK3nPQbG3vsSa9R1a214ySQxRkNtGnpcOmRECo4ZIqV8PkAmancuDsqnaipq4CxlVky8vkXVB5G 0qoD3YmAlKq6HMO9iJASS1U96nKFEo

Quebrando paradigmas como sempre, a ALD reintroduziu três edições da bota New Balance Rainier que trouxeram um design robusto e ao mesmo tempo arrojado sinalizando uma possibilidade de parceria com a renomada Joe Freshgoods.

LQ ZapPFYdzJXyaq3dUfBdQamEY3dKmoxlh2jbVYul7lfHabg4MYz uQDTgZi A0WwNs4CebWHI vcquyHeRK6rOqsb9r7mDtVs9YRgGDw nrGCzqSUKmYXb3UedrI6lKPAInLnpl5FgFDk55nePCh0

Desviando-se dos habituais modelos 99X, 550 e outros corredores retrô, a ALD deu sua visão ao 860v2.Lançados em três cores – ”Verde”, ”Azul” e ”Vermelho”, os tênis prestaram homenagem ao Queens, NY, ostentando o brasão do bairro tanto no calçado quanto no saco em tons verde escuro que os acompanhava.

Outra silhueta dos anos 2000 foi revitalizada, o New Balance 1906R. Ele manteve a essência da colaboração ALD x NB, o modelo foi adornado com um acabamento cremoso e vintage na combinação de malha, couro e TPU. 

Realçando um design em jade e verde escuro, similar ao 860v2, Santis incorporou uma referência ao Queens, evidente no brasão do bairro presente na silhueta.

1xsit8B8Ivz YBp 1 TSYv340rCamgxJblWADz39sZg7sVcW OniR4h8tYSVuLLmmF0lZS3DsC6K9knhmiwreNKLvASwUg729ZokvJTwBIgPP2kDVKkcvk a5z4OMddPTci KW3JIW gBro7BognZSA

A mais recente parceria entre ALD e NB trouxe novamente à tona o New Balance 550, apresentando em duas versões: uma em camurça castanha e outra em taupe. Dado o sucesso desses modelos, é provável que vejamos mais edições colaborativas do 550 no futuro. 

Kr5Hxa7BKqkRpskR3 9pJvM6orTz T6xktOiCCeIjI aFFVOUU3nnrUpOrw zTr8n BD

O tênis T500 da New Balance foi lançado inicialmente na década de 80 como um tênis de alto desempenho e teve uma boa aceitação, foi lançado no dia 15 de setembro.

A parceria contínua de Teddy Santis com a New Balance ultrapassa os limites do simples comércio, representando inovação, determinação e uma paixão profunda pelo design de excelência.

160729122 146325887363437 8979166022623575722 n1

Aimé Leon Dore e a New Balance devem continuar com sua abordagem que favorece o design genuíno com ostentação, qualidade e não quantidade, pavimentando seu caminho glorioso para que outros expoentes sigam nessa pegada.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More