Suécia fica sem lixo

Acabou o lixo na Suécia e o país está pronto para importá-lo de outros países.

Em um ponto da Suécia, a coleta de lixo atingiu uma escala global. Graças a isso, quase não há aterros no país, e os resíduos se transformaram em combustível ou foram reutilizados. As autoridades realizaram constantes trabalhos explicativos e, assim, alcançaram um alto nível de conscientização do público.

suecia 06
Containers para recebimento de papel em Estocolmo

A maioria dos moradores daquele país sabe que, a partir do plástico descartado, pode-se fazer sete vezes mais plásticos. E mesmo depois disso, ele irá para a usina para queimar. Portanto, o plástico reciclado sete vezes ainda será beneficiado na forma de eletricidade.

Cada família possui 6 ou 7 baldes para diferentes tipos de lixo – plástico, papel, vidro, papelão, metal e outro. Outro balde é para resíduos que não podem ser reciclados posteriormente. Mesmo uma criança pequena em Estocolmo não jogará embalagens de doces no recipiente errado. Os jardins de infância e escolas ensinam a classificar o lixo corretamente e, no país, são multados aqueles que não fazem a classificação correta.

suecia 01
Pontos de entrega e monetização de garrafas e latas

Itens grandes, como televisores, sofás, materiais de construção, são transportados para estações especiais. Lá eles são desmontados em componentes valiosos que são comprados pelos produtores de mercadorias. Assim, eles preparam as matérias-primas para o lançamento em um novo ciclo de produção. No mesmo local, tintas, ácidos e outras substâncias perigosas são separadas dos objetos, que mais tarde caem em uma planta de processamento químico especial. A propósito, essas estações na Suécia são absolutamente gratuitas.

Na Suécia, um novo procedimento de demolição de edifícios chamado desconstrução foi recentemente introduzido. Por exemplo, ao demolir um prédio antigo, as máquinas “cortam” paredes e as levam a uma estação especial, onde após o processamento elas se tornam novamente materiais de construção. Assim, a casa antiga se transformará em uma nova.

Você pode ganhar dinheiro com garrafas de metal e plástico. Para fazer isso, eles só precisam ser levados aos pontos de recepção. Na Suécia, como em todos os países da Europa, você pode entregar uma garrafa a uma máquina especial que pagará em dinheiro ou crédito. Os medicamentos vencidos na Suécia também não são jogados fora, mas entregues nas farmácias. Seringas e agulhas usadas também podem ser devolvidas lá.

suecia 02
Não jogue fora, conserte se for possível

O transporte de resíduos no país é realizado por meio de um duto subterrâneo, inaugurado em 1961. A parte principal dessa rampa de lixo está localizada no subsolo, e os habitantes do país veem apenas o topo.

A falta de lixo na Suécia é o único problema de resíduos no país até agora. Apenas 7% de todo o lixo é enviado para aterros, e todo o resto é incinerado ou reciclado. Assim, graças apenas ao desperdício, Estocolmo recebe 45% de eletricidade. A falta de desperdício pode ser um grande problema para a população, porque os suecos usam calor para aquecer as moradias e recebem eletricidade. Mas a vizinha Noruega expressou sua disposição em ajudar a Suécia e fornece 800 mil toneladas de lixo por ano.

suecia 04 1
A educação sobre o descarte correto do lixo acontece muito cedo

Por mais que desconfiem que o fenômeno Greta seja uma manobra de manipulação ou radicalismo, sua realidade é essa e pode parecer estranha para o resto do planeta que se acostumou a descartar o lixo de qualquer maneira. Os suecos descobriram não apenas como reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários do país, mas também como garantir que o número de emissões nocivas para a atmosfera durante o processamento fosse mínimo. Graças às mais recentes tecnologias utilizadas no processamento de incineradores, as emissões para a atmosfera não ultrapassam 1%.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More