Estou pensando em acabar com tudo – e te contar o final

Um quase-review que pode ajudar a explicar o porque, mesmo parecendo confuso, o filme ainda é brilhante.

Ainda estou pensando se conto o final, mas podemos começar a nossa conversa.

Netflix meio que inadvertidamente criou um novo tipo de espectador e um novo tipo de experiência de assistir filmes. Em 2008, quando o escritor e diretor Charlie Kaufman lançou seu drama filosófico complexo, multifacetado e introspectivo “Synecdoche, New York”, não foi amplamente visto pelo público dos EUA. Fãs hardcore dos roteiros de Kaufman para filmes como “Being John Malkovich”, “Adaptation” e “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” procuraram o filme, assim como os cineastas de arte, mas o mainstream essencialmente o ignorou. E por uma boa causa; é um relógio difícil e desafiador, que dá mais trabalho do que a maioria das pessoas gostaria de dar ao ver um filme num sábado à noite. Não há nada de errado nisso.

Esse filme não é igual “Mother”, “Hereditary” ou “Midsommar”.

Mas com a Netflix, filmes como “Synecdoche” são oferecidos lado a lado com filmes como “Enola Holmes” e “Always Be My Maybe”. A empresa brinca pouco para diferenciar esses tipos de títulos e, de fato, criará pôsteres e obras de arte que parecem particularmente atraentes, para atrair e atrair novos espectadores. Então, muitas pessoas que normalmente não assistiam a um filme como o último filme de Kaufman, “I’m Thinking of Ending Things”, acabam vendo e sendo expostas a algo radicalmente diferente do que normalmente assistem. Vai ser fascinante ver o que acontecerá daqui a alguns anos com esse público. Os filmes experimentais de arte descobrirão uma nova base de fãs massiva que nem sabia que existia antes? Ou será que milhões de pessoas se voltarão contra esse tipo de produção em favor de formas mais tradicionais de contar histórias, exigindo que a Netflix identifique mais claramente os filmes longos que não seguem a estrutura narrativa tradicional.

Esse filme é baseado em um livro, e com poucas mudanças das páginas para tela.

Basta dizer: “Estou Pensando em Acabar com Tudo” não é um filme tradicional e linear com uma estrutura narrativa direta. O que começa como uma história sobre um casal (Jessie Buckley e Jesse Plemons) em uma viagem através de uma nevasca para visitar seus pais (Toni Collette e David Thewlis), em sua casa de fazenda, se torna uma viagem surreal através do tempo e do espaço, fazendo com que o espectador questione a natureza da realidade que vemos na tela. No final, o filme faz um trabalho razoável em dar a você uma noção de “o que aconteceu” objetivamente na história, mas montar o quebra-cabeça não é realmente o ponto. É sobre a experiência, o que os personagens estão discutindo durante a viagem e no que estão pensando (e possivelmente, quem está pensando).

body image2
O filme é sobre uma pessoa, saúde mental, o tempo e uma “carta” final.

E esse é o meu ponto, de maneira mais geral. Se você é o tipo de espectador que quer ouvir uma história que dê para entender ali, e possa seguir com a vida no início dos créditos, este não é o filme para você. Este é o tipo de filme de uma experiência, e que vai te fazer continuar a mesma justamente pesquisando e debatendo sobre. Talvez você tente descobrir como tudo se encaixa mais tarde, em uma exibição repetida, e talvez você não se incomode. Eu enfatizaria que não há nada de ERRADO em ser um desses dois tipos de espectadores. Eles são apenas diferentes.

E aqui, depois de pensar, decidi contar o final, soltar o spoiler do filme. Caso não quiser ler, só ir para o próximo parágrafo. Leia caso quiser saber, apenas: 

Eis a explicação: Jake é o zelador e a Jovem Mulher (como está nos créditos) é uma invenção da imaginação de Jake, e todo cenário é sobre como a vida dele poderia vir a ser se tivesse conversado com a Jovem Mulher, em momento que ele apenas a viu momentaneamente, mas nunca sequer pediu o número de telefone dela. Por todo o filme temos detalhes sobre isto nos livros, nas pinturas, até sua velhice, e até os filmes que estão passando brevemente na TV. Por fim, no carro, agora você já sabe quem é, e entende a resolução do título. – Acredite, ainda assim, não são todos os detalhes sobre o filme e o final.

Caso tenha lido o spoiler acima, agora volte no filme e veja como é brilhante. Caso não tenha lido, veja o filme, retorne para ler o spoiler, e veja como o filme é brilhante.

“I’m Thinking of Ending Things”
Assista na Netflix
Tempo médio de 144 minutos
É um thriller psicológico

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More