O valor de um insight simples

“Qualquer um conseguiria pensar nisso”.

Você trabalha loucamente para chegar em um insight. E, quanto mais olha pra ele, mais ele parece óbvio, banal, simples demais. “Qualquer um conseguiria pensar nisso”.

Se serve de consolo, se sentir assim é bem normal. Até o Daniel Kahneman (que é pai da Economia Comportamental, perfeito, muso, sem defeitos) se sente assim! No livro Rápido e Devagar (que recomendo fortemente) ele conta que sentiu-se frustrado ao chegar ao final de uma pesquisa e encontrar uma solução tão simples que poderia ter sido pensada no dia 1, mas que levou dois meses para ser concebida.

Para explicar porque isso acontece ele conta que quando nosso cérebro consegue formar uma nova narrativa lógica é muito difícil voltar a enxergar o mundo como ele era antes desta narrativa. Por isso, ficamos com a sensação de que tudo sempre foi assim.

“É isso que acontece quando um projeto termina razoavelmente bem: uma vez compreendida a conclusão principal, parece que ela sempre foi óbvia”, foi uma das frases que mais fez sentido pra mim em todo o livro dele.

Então, da próxima vez que você vir um insight tão simples que chega a dar raiva, valorize o grande esforço que foi criar uma narrativa tão inteiramente nova que ressignificou tudo ao seu redor. E viva a simplicidade!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More