Adicionado mais um elemento para a lista de fontes de energia renovável: o cocô!

Novas fontes de energia renovável surgem a cada dia. E algumas podem nos surpreender.

É normal ouvirmos falar sobre diferentes fontes de energia renovável e sua importância cada vez maior para a saúde e a segurança do nosso planeta, certo? Mas você já ouviu falar de geração de energia através de fezes humanas? Pois presta atenção que é o que eu vou te explicar agora.

Começando pelo começo

Dentre os infinitos problemas ambientais que enfrentamos, a história que eu vou contar aborda três principais: a falta de saneamento básico, o desmatamento desenfreado e a emissão excessiva de gás carbônico.

Mesmo estando presentes no mundo inteiro, lá no Leste Africano esses problemas tomam proporções muito, mas muito grandes. Primeiro, lá o saneamento básico tem uma qualidade muito abaixo da mínima necessária; por isso uma quantidade gigante de dinheiro é gasta em vão, já que, mesmo assim, o sistema não consegue dar conta das necessidades (risos) de toda a população.

mr. hankey street GIF by South Park

Além disso, nessa região muitas pessoas ainda dependem de lenha e carvão vegetal para ter energia em suas casas e estabelecimentos. Isso faz com que o desmatamento cresça muito e, consequentemente, a emissão de gás carbônico e poluentes no geral aumenta também.

Mas tudo tem uma solução

Calma, essa não é uma história triste! Acompanhando todo esse cenário catastrófico, uma empresa lá do Quênia (que é um dos países do Leste Africano), chamada Sanivation, criou uma solução genial: produzir um combustível a partir de cocô e xixi!

É isso mesmo!

Em parceria com a empresa pública de saneamento da cidade de Naivasha, a Sanivation mistura resíduos humanos com outros tipos de resíduos, como os agrícolas, e produz uma espécie de “carvão”, que é utilizado como fonte de energia nas indústrias, comércios e casas de todo o país.

image 2
É assim que fica o combustível depois de pronto!

“Ah, Luiza, mas se eu fritar um bife com carvão feito de cocô, meu bife vai ficar com gosto de cocô?”

Olha, segundo a COO da Sanivation, Emily Woods, o combustível não tem cheiro de cocô. E eu realmente acho que, se a empresa teve essa ideia genial, ela não deixaria de pensar nesse quesito, né?

E quais foram as lindas consequências?

Esse milagre divino combustível super diferente, apelidado de Mkaa Kwa Jamii ou “carvão para a família“, ajudou demais a diminuir os problemas sobre os quais falamos lá no começo do post e, consequentemente, melhorou a vida da população.

Com ela, o saneamento básico melhorou, já que os resíduos humanos não ficaram mais lá boiando para sempre na cidade e foram utilizados com uma finalidade nobre.

O desmatamento diminuiu porque, como as pessoas utilizam menos lenha e carvão, não é necessária mais tanta extração de madeira. A cada tonelada de combustível de resíduos vendida, 88 árvores continuam vivinhas na floresta do Quênia. Se em cinco anos (2015-2020), a Sanivation já vendeu 1500 toneladas de combustível (vamos lá pra matemática, socorro), isso quer dizer que ela já evitou o desmatamento de 132 mil árvores!

Forest Perfect Loop GIF by Living Stills

A emissão de gás carbônico e outros poluentes também diminuiu porque, além da menor utilização de lenha e carvão, esse combustível “renovável” dura duas vezes mais e emite um terço dos poluentes que esses fontes tradicionais de energia.

E, como se tudo já não estivesse sensacional, a empresa ainda gera empregos para a população queniana!

De acordo com um vídeo institucional da empresa, a visão da Sanivation é, em 10 anos, estender o projeto do combustível de resíduos para mais 10 cidades no Leste Africano, já que, atualmente, atua apenas na cidade de Naivasha, lá no Quênia.

E a conclusão a qual chegamos é a de que…

As vezes a solução está lá, na ponta do nosso nariz (ou do nosso bumbum, PAREI!), e mesmo assim insistimos em usar as mesmas coisas perigosas e nocivas que o mundo inteiro sempre usou. Precisamos começar a pensar fora das nossas bolhas e olhar para todas as oportunidades que existem.

E claro, já existem muitas pessoas pensando em novas fontes de energia renovável, mas precisamos falar mais sobre isso e usar a nossa criatividade para chegar em soluções cada vez mais lindas e dignas do nosso planeta.

E você, já pensou sobre o meio ambiente hoje e o que você pode fazer para ajudá-lo?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More