Um SXSW para ninguém perder

Maior evento de criatividade e inovação do mundo acontece agora em março totalmente online e com acesso a todos os painéis.

Quem vive ou se interessa por criatividade e inovação conhece bem o South by Southwest, SXSW, evento que acontece desde 1987 em Austin (Texas), nos Estados Unidos. Cancelado em 2020 por causa da então recém-decretada pandemia de Covid 19, volta esse ano em uma edição completamente online, de 16 a 20 de março, com keynotes renomados em uma plataforma que garante acesso a todos os painéis e experiências de networking. 

No podcast 22000 pés conversei com a Tracy Mann, embaixadora do evento no Brasil, a americana mais brasileira que eu conheço, que está entusiasmada com as possibilidades que essa edição virtual traz para o SXSW. Para quem não sabe, o Brasil se consolidou como a maior delegação estrangeira no evento por três edições seguidas, muito pela atuação da Tracy, que faz um trabalho justamente de construção de comunidades em torno do evento.

Muito diferente, mas ainda o mesmo

No 22000 pés também conversei com o Hugh Forrest, diretor do South by Southwest Interactive e Chief Programming Officer do festival, que garantiu que apesar da execução inédita, 100% virtual, ainda tem exatamente o mesmo espírito do que está sendo proposto nos últimos 30 anos: apresentar e promover pessoas e iniciativas incrivelmente criativas em todas as indústrias. O line up do evento também transparece o quanto pensar em inovação e criatividade também é pensar nos desafios atuais da sociedade em relação aos grandes temas discutidos ao redor do mundo, como saúde, diversidade, democracia e meio ambiente. E como bem lembrou Hugh Forrest no podcast: precisamos agora de mais criatividade do que nunca.

Nessa conversa com a Tracy e o Hugh vocês conseguem várias dicas para aproveitar bem o SXSW desse ano: 

Episódio #10

Mas aqui tem uma boa lista de porquê e o quê curtir no evento desse ano: 

Formato anti-FOMO

FOMO, sigla para fear of missing out, é um sentimento bem presente nessa realidade multitelas e hiper informacional em que vivemos. Também é um sentimento bem presente em todas as edições passadas do SXSW: era impossível acompanhar tudo que acontecia no evento e sempre ficava aquela sensação de estar perdendo algo sensacional. Bom, essa edição online será uma edição anti-FOMO. Tirando os keynote speakers, que falarão ao vivo e sem gravação, todo o conteúdo dos painéis ficará disponível na plataforma por um período mesmo depois do fim do evento, o que garante que esse ano ninguém vai precisar perder nada. Ah, e acesso também muda. Se antes tinham badges específicos de acordo com as grandes áreas do evento, esse ano o mesmo ingresso dá acesso a tudo. 

E aí, quais as conversas imperdíveis que vão rolar no SXSW 2021 que são urgentes e imperdíveis? Eis a lista para os que querem se organizar:

1. The future is female

Melinda Gates + Kelly Corrigan Talk Big Change.

Uma das falas mais esperadas desse ano é da Melinda Gates, co-fundadora da Fundação Bill & Melinda Gates, que tem se dedicado à promoção da igualdade de gênero, estimulando a educação e promoção de meninas e mulheres. Para ela, ao promover e desenvolver o potencial das mulheres, estamos melhorando a humanidade. Junto com Melinda estará a escritora Kelly Corrigan para falar sobre o livro Momento de Voar (título em português para The Moment of Lift: How Empowering Women Changes the World), de Melinda, e as histórias de empoderamento feminino que presenciou, além de falar sobre o trabalho da fundação em iniciativas de planejamento familiar, educação e igualdade de gênero. 

2. Pensando o futuro da sociedade

Forging a New Social Contract for Big Tech.

Se você assistiu ao falado documentário O dilema das redes, na Netflix, esse é um ótimo painel para acompanhar. A senadora americana Amy Klobuchar, a embaixadora de tecnologia da Dinamarca, Anne Marie Engtoft Larsen, a vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia da Economia Digital e Sociedade, Margrethe Vestager, e presidente e co-fundador do Center for Humane Technology, Tristan Harris (que dá depoimentos contundentes no documentário da Netflix) vão discutir o papel das empresas de tecnologia no século 21 e como estabelecer um novo “contrato social” com as grandes empresas de Big Tech na Europa e nos Estados Unidos.

Stacey Abrams in Conversation with N.K. Jemisin.

A ativista e advogada Stacey Abrams ajudou a mudar a história das eleições dos Estados Unidos no ano passado. Em um país onde o voto não é obrigatório e em um estado tradicionalmente conservador, Stacy mobilizou a Geórgia para ir às urnas.  Durante toda a carreira (ela chegou a concorrer ao governo da Geórgia em 2018 e perdeu em um pleito disputadíssimo com o republicano Brian Kemp), lutou por direitos civis, fundou organizações que se dedicam aos direitos ao voto, treinamento e emprego de pessoas negras, além de atacar outros problemas sociais. Um dos grandes expoentes da literatura afrofuturista, a escritora N. K. Jemisin, é conhecida pela premiada trilogia A Quinta Estação, O Portão do Obelisco e O Céu de Pedra, publicadas no Brasil. Direitos civis, democracia, igualdade racial, diversidade e o futuro da sociedade estão na pauta.

3. Tecnologia para inovar

The Quest Effect: Inside VR’s Next Chapter. 

Quem já experimentou óculos de realidade virtual sabe o quão transformadora pode ser a experiência, sem falar nas incontáveis possibilidades de uso dessa tecnologia, da área da saúde aos games. Mark Rabin, vice-presidente da Oculus no Facebook e Scott Stein, da CNET, vão falar sobre o futuro da realidade virtual (VR, em inglês), as mudanças no ecossistema e o que o sucesso recente representa para o desenvolvimento das próximas plataformas computacionais. 

How GenZ Duets the News on TikTok. 

Quem escutou o episódio #9 do 22000 mil pés vai se interessar por esse painel. O produtor de vídeos do jornal The Washington Post Dave Jorgenson, Ian McKenna, do NowThis, e o criador de conteúdo Jackie James vão conversar sobre as estratégias e táticas que estão sendo desenvolvidas para construir relacionamento com audiências jovens no TikTok. 

4. Gênios ou hereges? 

Why Do We Fear Innovation? 

Mayim Bialik ficou muito conhecida pela atuação nos seriados Blossom, nos anos 1990, e recentemente em The Big Bang Theory. Mas, além de atriz, Mayim é escritora, neurocientista, youtuber e influenciadora digital e vai participar do painel com o filósofo e historiador Yuval Noah Harari (autor do best seller Uma breve história da humanidade), em uma conversa mediada pelo fundador da Tech Open Air, Niko Woischnik. Alguns medos da criatividade e inovação vão ser abordados na conversa: por que inventores sempre foram considerados hereges, qual o papel da desinformação em moldar nossos medos e o que as mentes inovadoras podem aprender com artistas e autores de ficção serão alguns dos pontos a serem discutidos. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More