Branding: a importância da estratégia de marketing contínuo para marcas já estabelecidas

Imagine a seguinte situação: é domingo, a família está reunida para o almoço, qual é a marca de refrigerante que você mais costuma ver na mesa? Agora pense, você pretende começar a fazer exercícios físicos, mas precisa de um bom tênis, qual vai comprar ? Para finalizar, o seu celular anda dando problemas e você precisa de um novo, e aí ?

Para todas essas situações eu nem precisei falar o nomes das marcas, pois elas já estão fixadas em sua mente e enraizadas na sociedade. Provavelmente, você já deve ter visto hoje alguma propaganda sobre elas.

Essa constância nas mídias, às vezes, incomoda, pois nos faz sentir como se não tivéssemos outras opções. Isso faz com que  muitas pessoas se perguntem o por quê das marcas tão grandes investirem ainda mais em estratégias comunicacionais de marketing, como se elas precisassem ter mais visibilidade.

Me desculpe, caro leitor, mas vou ter que desmentir esse mito. Realmente as marcas famosas não precisam ter mais visibilidade, afinal elas já conquistaram o seu espaço no mercado, porém a fixação delas precisam ser constantes, pois cerca de 64% dos consumidores falam que os valores que eles têm em comum com a marca é o principal motivo para se relacionar com a empresa, consequentemente comprar nelas. Isso que está dizendo não sou eu, mas esse artigo da Harvard Business Review.

Então vejamos alguns exemplos de marcas já conhecidas na sociedade e o por quê delas fazem tanto sucesso

DcLx3mhX0AEOFfb

1) A Coca-Cola, com seu “aaaaahh” de satisfação, até chegar ao patamar que está hoje precisou se re-posicionar ao longo dos anos. Desde o princípio, como marca social, a marca costuma compartilhar mensagens que valorizam a felicidade, diversão e união, foi o posicionamento que escolheram. Com isso, conseguiu espaço dentro dos lares e se tornou figura carimbada nas festas e confraternizações.

2) A Dove e o seu empoderamento feminino. A marca vem se posicionando no mercado como defensora da beleza natural das mulheres e se demonstrou humanitária quando ouviu as suas consumidoras e descobriu como solucionar os problemas delas. Uma ação marcante nesse sentido se deu com a campanha Real Beleza, realizada em 2012.

3) A Apple que, além de vender design e qualidade, a proposta principal da marca é desafiar o status quo, ou seja, pensar diferente em tudo que faz e inovar em primeiro lugar.

4) A Amazon que assim como a Dove, prestou atenção nas queixas dos seus consumidores e, por isso, criou a maior loja online do planeta, com produtos de qualidade, baratos e de entrega rápida.

Todas essas marcas citadas acima conseguiram um lugar universal não só na mente, mas também no coração dos consumidores, por meio de um posicionamento. No marketing essa estratégia é chamada de Branding. Mas o que é isso?

Branding nada mais é que uma estratégia de gestão da marca que visa ocupar um lugar único na mente do público-alvo. Logo, essa estratégia busca mais trabalhar na percepção do consumidor, indo além de promover produtos e serviços.

Quero usar essa estratégia no meu negócio

Seja qual for seu objetivo no mercado: crescer, vender mais, atrair investidores ou se conectar com o seu público, você precisa de um branding. E como vimos, essa estratégia tem o poder de destacar, desenvolver e “explodir ” uma marca. Seja ela já conhecida ou não.

É possível que você consiga posicionar a sua marca na atualidade (e isso, necessariamente, não precisa ser de maneira política). Então se liga nesses 4 passos para fixar sua marca de forma inovadora.

1) Construa a sua marca, clichê, mas esse é o primeiro passo. Elabore bem a sua identidade visual, como cores, logotipo e topografia, e o seu posicionamento, saiba dos valores da empresa, o tipo de linguagem que vai te aproximar do seu público, tom de voz, canais de comunicação que vai melhor representar a sua marca e o conteúdo, que é o tipo de mensagem que você quer transmitir – isso tem haver com os valores.

2) Ponto de vendas: para o seu produto ou serviço, identifique onde as pessoas que podem consumi-las estão e se faça presente, cuidando sempre da aparência da marca para favorecer a conexão entre seu negócio e o público.

3) Ofereça conteúdo de valor: esse com certeza é uma das estratégias que favorece o branding, pois envolve o público e constrói uma imagem mais positiva da sua marca e reforça os valores da empresa. É possível fazer isso a partir de textos em blog ou redes sociais, também e-book, audiobooks, infográficos e webinários.

4) Redes sociais: não podemos ignorar a atual força que as redes têm atualmente, ouso em dizer que 100% dos usuários de internet seguem alguma marca. Portanto, se lance, mas saiba que terá que produzir conteúdos que reforce a sua identidade visual, com ênfase nas cores, logo, valores, personalidade e interagir com a sua audiência.

Marketing Contínuo

Você conseguiu fazer com que sua marca ganhasse status e a posição que sempre almejou. Serviços finalizados? De maneira alguma, pois o trabalho é constante.

Pense o que faz com que essas grandes empresas citadas acima fazem para sempre saírem na frente dos seus concorrentes? É o trabalho de marketing contínuo que elas têm. Veja bem, o mercado sempre está mudando e, muitas das vezes, ele acompanha as tendências, que surgem do dia para a noite.

Vale a pena ressaltar também que o mercado acompanha as tendências e, por isso, está em constante mudança. Em relação a você e ao seu negócio, é importante acompanhar, ficar atento aos lançamentos e saber aproveitá-los para não correr o risco de ser ultrapassado por outras marcas.

Um último exemplo que posso citar foram os anos de glória que a Skol teve com o slogan “desce redondo”. Por um período, isso trouxe comodismo a marca que começou a perder espaço para novas marcas como a que se tornou popular com a famosa frase “vai verão”.

Mas o que é importante frisar é que não importa o seu tamanho, fama ou tempo no mercado, se você parar no tempo, outra marca vai te engolir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More