Clássico: Risk And Responsibility (1966)

risk

Esse video é da época do Mad Men.

Foi gravado em 1966, em 16mm, em um estúdio de TV em Granada, uma produção inglesa feita por iniciativa do Creative Circle, uma espécie de Clube de Criação.

Só pelo fato dessas 3 palavras estarem juntas: inglês + propaganda + 60’s já é motivo suficiente para você assistir.

Se os americanos inventaram a propaganda, os ingleses inventaram a propaganda boa.

E mesmo com 46 anos nas costas e com muitos exemplos apoiados em comerciais ingênuos da época, o tema continua tão relevante hoje como era naquela época.

A década de 60 é o início da propaganda criativa e aprová-las não era uma tarefa fácil.

Antes, as propagandas era totalmente focadas em atributos de produtos e convencer um cliente a pagar por qualquer coisa mais soltinha era uma tarefa hercúlea.

risk2

O nome do video é “Responsbilidade & Risco. Há conflito?”.

Quem trabalha com propaganda sabe que risco é a palavra, é o fio da navalha. Quando é demais, pode passar batido. Quando é de menos, também.

A moeda de entrada desse negócio é a chance de ser percebido, chance essa cada vez mais escassa.

Ser percebido é a bandeirada, é o chute inicial. Se não houver essa chance, de nada adianta toda a sua genialidade na peça. E o pé na porta quem põe é.. o risco. Mas tem que ser na medida certa.

Enfim, um clássico, tem que assistir, vale por aula.

O video tem quase uma hora. Se quiser ir direto ao filé, adiante para 22:50 e veja uma simulação de apresentação de campanha onde um anúncio clássico (“Man In The Hathaway Shirt”, uma camisa com tanta presença e personalidade que ganha até de um tapa-olho) é trucidado aos poucos.

mhs-1

Será que esse video ajudou a viabilizar campanhas mais criativas? Ou será que depois de tantas gerações os clientes ainda precisam de um empurrãozinho para entender como as coisas funcionam?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More