Como a tecnologia enfiou a noção de tempo na sua cabeça

time

Tempo é uma coisa tão impregnada na nossa rotina e estilo de vida que muita gente se espanta ou não entende quando alguém fala que o tempo é uma “invenção” humana. Sim, é verdade, fomos nós que inventamos o conceito, a noção e a mecanização do tempo. Não a passagem do tempo em sí, porque afinal de contas o sol sumindo e aparecendo sem parar era mesmo uma coisa que alguém ia acabar reparando – como de fato foi há milhares de anos. Mas inventamos a métrica, com a sombra funcionando como nosso primeiro ponteiro – e todas as coisas que resultaram dela, inclusive nossa obsessão por métricas. Coisas que só quando paramos para pensar é que percebemos como o conceito de tempo é, provavelmente, o maior influenciador e regulador de nossa existência como indivíduos e espécie. Aliás “parar” pra pensar é uma expressão que mostra como o tempo está em absolutamente tudo. Funcionamos sob seu comando.

O video abaixo, chamado “A Briefer History of Time” (Adam Westbrook ) é curtinho (4’36”) é mostra bem a influência da tecnologia (mais precisamente o relógio mecânico) de uma maneira bem simples, pra gente pensar nessa coisa nada simples e bastante filosófica que é o tempo. O seu, o meu, o nosso. Então não perca mais nenhum segundo e aperte logo esse play.

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More