SXSW: “The Slippers” investiga a história de um famoso objeto de “O Mágico de Oz”

1GUSTAVOGIGLIO

Começaram as estreias mundiais aqui em Austin.

A programação de filmes do SXSW está recheada, principalmente no que se diz respeito aos documentários. Com direção de Morgan White, “The Slippers” é um longa canadense que procura investigar uma história curiosa: o paradeiro dos sapatinhos vermelhos usados pela personagem Dorothy, de O Mágico de Oz. A peça teve uma trajetória inacreditável e acabou causando um impacto cultural bem maior do que o imaginado.

Por meio de relatos e entrevistas de arquivo, o filme detalha o que aconteceu com os sapatos especialmente após sua venda no conhecido leilão realizado pela MGM em 1970, pelo valor de 165 mil dólares.

Sabe-se que, atualmente, não existe mais um par “oficial”. Para o filme, que foi produzido em 1939, nos Estados Unidos, foram fabricados oito pares de sapatos rubis, então é impossível saber qual foi o destino de cada um deles. Muitos pares foram encontrados, comprados, roubados e cobiçados.

Curiosidade: originalmente, no livro, os sapatinhos eram prateados. Entretanto, devido às técnicas de cores, foram modificados para o vermelho nos processos do filme.

Hoje, os sapatos rubis são considerados a peça de recordação mais importante de Hollywood e foram dados como os verdadeiros “catalisadores” da criação de um acervo de objetos de Hollywood.

NO SXSW, a première de “The Slippers” aconteceu na noite de ontem, mas o filme ainda será exibido nos dias 15 (terça) e 18 (sexta). O diretor, Morgan White, está em Austin para apresentar o filme e atender a imprensa.

Para quem não vai ao SXSW e se interessa pelo tema, vale a dica cultural: o famoso e aclamado musical Wicked, que conta o que aconteceu antes de Dorothy ser levada pelo ciclone para o fantástico mundo de Oz, está em cartaz na capital paulista.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More