Como se escreve música?

Em algum momento da sua vida você já tentou escrever poesia? Rimar uma palavra com a outra e ver se o ritmo soaria suficientemente adequado para não parecer uma música ruim e desequilibrada? Se sim, você pode se considerar membro de um clube de gente que além de criar acordes também desenvolve essas histórias cheias de palavras que parecem uma coisa mas podem dizer mais um montão de outras coisas.

Construir músicas, segundo o Matthew Caws do Nada Surf, pode ser qualquer coisa entre uma ação colaborativa e um trabalho solitário. Ele acabou de gravar um disco novo da banda em parceria com o Dan Wilson (que tem um monte de Grammy nas costas mas a maioria das pessoas o conhecem por “Closing Time” e “Secret Smile”). E, segundo Matthew, o processo foi tão incrível que parecia que toda vez que ele escrevia alguma coisa, o Dan entrava e tornava aquilo duas vezes mais impressionante.

https://youtu.be/1MpkAiHZtqY

Para Fran Healey, do Travis, escrever música é tipo ir ao banheiro (aqui estou usando palavras mais adequadas do que ele usou). O escocês comparou o ato de escrever com o processo de digestão. É algo que você precisa fazer com a intenção de entregar um produto final para o mundo, mesmo que esse produto final seja uma… merda. (Desculpa, não consegui ser tão adequada assim).

https://youtu.be/jWohXjg1njU

Não consegui filmar a parceria entre o Matthew Caos e o Dan Wilson, que cantaram em primeira mão, antes até da banda conseguir ensaiar, uma das músicas do novo disco do Nada Surf. Passei esses cinco minutos em transe e chorando, sem nem saber o porquê. Depois fiquei tentando entender e descobri que a melhor maneira de escrever música talvez seja simplesmente se entregando, com todos os seus medos, alegrias e rancores, porque é assim que se faz poesia.

 

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More