SXSW e o dilema de uma sociedade mais artificial e menos inteligente

A ironia é que a inteligência artificial talvez seja a grande chance que temos de sermos humanos de novo.

O maior desafio ao escrever sobre qualquer coisa do SxSW é não repetir algo que já foi dito por alguém que esta escrevendo sobre o SxSW.
Então, eu decide usar um outro método: ver, ouvir, refletir e só depois escrever.

Sim, não tem nada inovador, é basicamente o mesmo método que deveríamos usar para tudo em nossas vidas.
E foi resgatando essa forma tão trivial de vivência que ao analisar os conteúdos de palestras, painéis, exposições e reações das pessoas, cheguei no maior aprendizado desses primeiros dias, estamos perdendo a capacidade de interpretar e sentir o impacto do que estamos vivendo.

Vou falar mais sobre isso em quase tudo que escrever sobre o SxSW, mas já adianto que na minha modesta opinião, o grande tema por trás de tanta tecnologia e inovação é a urgência que temos em resgatar a empatia e a sensibilidade. E como de um jeito direto ou indireto, tudo envolve ou nos move para isso.

Sim, a grande ironia é que a inteligência artificial talvez seja a grande chance que temos de sermos humanos de novo. E ao longo dos textos vou mostrando as evidências que encontrei disso.

Mas para começar vou falar sobre o que inspirou o título de hoje: o painel que trazia Selena Gomez, a sua sócia Mandy Teefey, o atleta Salomon Thomaz e os doutores Jessica Stern e Corey Yeager.

Nem preciso dizer que grande parte da plateia presente queria ver a superstar Selena Gomez, mas viram uma jovem real, extremamente apática e visivelmente desconfortável em abortar temas sensíveis para ela mesma.

Todas as histórias abordadas naquele palco foram reais, assim como suas consequências, as iniciativas que se seguiram e a necessidade de cuidarmos melhor uns dos outros. Estarmos mais alertas, levar mais a fundo nossas relações, enfim sermos mais empáticos. A inovação aqui é usarmos toda a tecnologia possível para fazer isso.

Assim como não estavam preparados para não ver a Selena feliz, jovial, energizada, talvez não estivessem preparados para o tema.
Foi desesperador ver, assim que o painel acabou, uma parte do público correr para cima da jovem desconfortável e abalada para fazer a melhor registro fotográfico para postar em suas redes sociais, enquanto tudo que ela precisava era talvez um abraço.

Uma reação muito mais artificial, do que inteligente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More