AI do bem: descrição de fotos para cegos por reconhecimento de objetos

Todos já perceberam o quanto nos acostumamos a usar cada vez menos textos e mais  fotos ou emojis. Vivemos em uma era nossas narrativas, acontecimentos, histórias, são contadas através de hieróglifos da era digital, tornando-as mais expressivas, fáceis de compreender e absorver.  Mas já parou para pensar que, sem querer, nós acabamos excluindo mais de 270 milhões de pessoas da conversa: as pessoas cegas ou com dificuldade visual.

Mas daí veio o Facebook e lançou esse negócio lindinho:

É uma tecnologia, por enquanto só em IOS e em inglês, que consegue gerar uma descrição de uma foto utilizando tecnologia de reconhecimento de objetos. O Facebook descreve a foto como, por exemplo,  “Foto: três pessoas, uma árvore, sorrisos, sol”.

Agora, o mais interessante disso é que conseguimos notar claramente os avanços tremendos em inteligência artificial e reconhecimento de padrões.  Hoje já conseguimos perceber as mudanças no Google Fotos ou Facebook, por exemplo, sendo cada vez mais assertivos em reconhecer quem é determinada pessoa. Nesse feature conseguimos ver exatamente quais objetos e situações que AI já consegue “identificar” e nomear.

Como isso acontece? As redes neurais tem bilhões de parâmetros a partir das fotos já existentes e são “treinadas” para “aprenderem” por si só a fazer tais reconhecimentos. E já está sendo usado não só para deixar nossa vida mais fácil, mas também para o bem.

Por que quando as pessoas e as máquinas estão conectadas e trabalham em conjunto, conseguimos coisas extraordinárias e incluir cada vez mais pessoas. É isso o pessoal do Facebook diz lá,  e eu assino embaixo.

Você pode ler mais sobre o assunto aqui e aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More