Aquela vez que ‘The Monkees’ lançou um filme estranho

No auge de sua popularidade, em 1968, os astros da banda de rock The Monkees colaboraram com o diretor Bob Rafelson e o escritor Jack Nicholson (!) para produzirem uma comédia psicodélica de humor negro chamado de “Head“. Um filme extremamente estranho, apresentado basicamente como uma série de esboços de fluxo de consciência, muitos deles zombando dos próprios Monkees e do fato de serem uma alternativa corporativa pré-embalada a grupos mais “autênticos” como os Beatles. (Sim, acredite, eles nem escreveram “I’m a Believer“! Foi o Neil Diamond!).

shutterstock 1634309a wide b883c1d18780e63a6c732a55f740086d6da3021f s800 c85

O filme teve um processo problemático de produção e pós-produção, e apesar de estrear em Nova York em novembro de 1968, o grande público só conseguiu vê-lo em 1971. (Isso foi depois que os Monkees se separarem, mas Rafelson e Nicholson tiveram um sucesso em 1970 com “Five Easy Pieces“, de modo que “Head” recebeu um impulso por tabela.

1 ytXQ9E2bE LpFq0n0nY4kQ

Rafelson teve uma visão para o filme que persistiu ao longo da produção, mesmo que alguns de seus colaboradores não o entendessem direito. O verdadeiro Monkee Peter Tork comentou em entrevista, e citado em um documentário do filme: “Provavelmente foi mais confuso para mim do que para o espectador comum“. Nem os críticos nem o público foram receptivos, embora uma crítica do jornalista Roger Ebert tenha elogiado algumas das paródias dos clichês de Hollywood.

Ocorreram vários problemas no marketing e no lançamento do filme. Alguns dos cartazes, por algum motivo bizarro, focavam no chefe de PR do filme, John Brockman, e não n’Os Monkees. (A restrição de idade do filme também significava que muitos fãs jovens de Monkees eram incapazes de participar das exibições do filme. Provavelmente uma boa decisão.)

The Monkees | Head (1968)

filme na íntegra

Se você tiver curiosidade, “Head” está gratuitamente no YouTube (acima), em condições bastante sólidas, por enquanto. Tornou-se um clássico cult, mas dizem que não é nada como o antigo programa de TV de Monkees. Ainda buscando para assistir, se souber, me avise abaixo.

Get our posts! FREE!
Leave a comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More