A maior atração da Barragem Diga del Cingino (ITA)

barra1

Essa é a “più bella” barragem Diga del Cingino, que fica lá na região do Piemonte, no norte da Itália.

Mas o que são aqueles pontinhos pretos na barragem?

Vamos aproximar.

barra2

Mais um pouco.

barra3

Esse é o  Íbex-dos-Alpes, um parente da cabra, capaz de equilibrar seus 100 kg em uma parede quase reta como essa. Estão alí se arriscando por causa das pedras da barragem, que são bastante salgadas e possuem musgos nos vãos.

Repare no ângulo.

barra4

E na altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse belo animal por muito pouco não acabou extinto, por causa da caça e seu belo chifre que pode chegar até um metro. Em 1854 sobraram apenas alguns e ainda bem que o rei Vítor Emanuel II  recolheu esses poucos sob sua proteção. Faltou realmente pouco para sumirem do mapa para sempre. Hoje existem 30 mil.

E se o paredão já impressiona, dá uma olhada no que elas fazem em seu habitat natural:

O ser humano faz coisas incríveis, novas tecnologias todos os dias. Mas o que a natureza faz é inimaginável. Pena que a gente não dê muita atenção nem muito glamour para essas coisas. Animais e plantas são coisas do campo e nas nossas gavetas mentais, longe do mundo da inovação e do design. Um erro grosseiro. Uma cabra só chama atenção quando vira meme de internet, é cômica. Mas o que elas fazem está anos-luz na frente de qualquer Rover que a gente possa enviar para Marte, por exemplo. A natureza é de longe o sistema mais avançado. Basta olhar para o lado.

Tá vendo aquela plantinha ridícula alí no vasinho? Ela faz fotossíntese, a coisa mais louca do mundo. E a gente se achando.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More