O charme do SxSW estaria em jogo pela invasão no evento?


testeirasxsw2014

crowd

Cool, moda, decadence avec elegance.

Essa é a quase inevitável sequência do hype, contra a qual o SxSW vai precisar lutar.

Como incluir, como democratizar, mas sem perder a essência?

O Adweek fez uma lista (e adoramos listas) das cinco coisas que aprenderam nesta edição do SXSW – entre elas, uma bem apontada ameaça por conta do natural ciclo hype do evento.

A etapa ‘Interactive’ terminou e dará espaço ao evento de música, que vai até o final de semana. As coisas mais óbvias: o lançamento das start-ups foi um pouco deixado de lado e vai ser raro alguém pode responder facilmente a pergunta: “qual foi a grande estrela do ano?”. E a questão: parece que o grande tema central, de tecnologia, foi esquecido. Vamos aos motivos:

1. Acoxinhamento
Os executivos mais tradicionais das marcas descobriram o SXSW e chegaram aos montes. E isso pode ter causado uma fuga em massa dos geeks e lançadores de apps. Isso não é culpa do evento, mas seria legal se fosse menos cool ir para Austin ano que vem.

2. Ser anônimo
Agora, parece ser mais importante ficar anônimo no evento do que aparecer no burburinho. Isso muda a maneira de vasculhar as coisas. Talvez valha prestar mais atenção nas coisas que não apareçam com facilidade.

3. Mais ativações de marcas
As ativações eram muito pouco exploradas até então. Agora, como já falamos aqui, a Shell levou o ‘real Mario Kart’ para divulgar Pennzoil. Oreo estava fazendo biscoitos personalizados via Twitter e alguns Chevy 50 serviram como caronas. Mas ainda é pouco.

4. “Wearables” são a nova era social
Os devices ‘wearables’ – que ainda não conseguimos aportuguesar – estão no auge. Nos outros anos, a conferência era dominada por conversas sobre mobile e social media. O jogo mudou. Agora, a discussão é o futuro de carros conectados e aplicativos que realmente sirvam para algo.

5. Privacidade e segurança
Julian Assange, Edward Snowden e Chelsea Clinton foram os grandes destaques dos seminários. Isso mostra que o SXSWi está deixando a tecnologia de lado e está se tornando mainstream. Houve até um sessão com o treinador Kliff Kingsbury, da universidade Texas Tech e campeão da NFL em 2003. O Adweek confirmou que um famoso bar vendeu mais cerveja no sábado passado do que todo evento em 2013. Será?

Published in Criatividade, Tecnologia

Like it? Share with your friends!

139 shares

What's Your Reaction?

Like! Like!
0
Like!
Amei! Amei!
0
Amei!
LOL LOL
0
LOL
OMG OMG
0
OMG
Geek Geek
0
Geek
Triste Triste
0
Triste
Raiva Raiva
0
Raiva
WTF WTF
0
WTF
Renato Pezzotti
Jornalismo, conteúdo, relações humanas, futebol e samba. Gerente de conteúdo da Norte Marketing Esportivo. Chefe de redação das Revista O2 e Tribo Skate. Editor-chefe dos sites O2Corre, Ativo.com, VO2bike, WOD News, Tribo e Portal da Educação Física.
  • Preguiça.

  • Acoxinhou

  • Que artigo fraco hein Update or Die ! É mega superficial….SXSW é muito mais complexo do que 5 itens wanna be hype de vocês…é um evento multifacetado, heterogêneo, moderno e global…não é apenas sobre tendências…

    • Ian, os “5 itens wanna be hype de vocês” que você comentou não é nosso, é do AdWeek. O post não é um artigo, é uma repercusão da lista do AdWeek, traduzida e creditada. Um abraço.

    • Ian, os “5 itens wanna be hype de vocês” que você comentou não é nosso, é do AdWeek. O post não é um artigo, é uma repercusão da lista do AdWeek, traduzida e creditada. Um abraço.

    • Sim Update or Die, isso eu li né…. Vi que a lista originalmente é do AdWeek, mas não muda o que eu quis dizer, e que vocês postando estão espalhando… É ser muito simplicista dizer isso…é resumir uma coisa muito grande…

    • Ian, dei apenas uma geral sobre o que o Adweek falou. O SXSW é multifacetado, heterogêneo, moderno e global – e dele temos que tirar lições. A mudança para ser ‘mainstrem’ pode prejudicá-lo? Por que Assange e Snowden? Para gerar buzz? Acho que a discussão é levantada assim.

    • Ué, você não disse que a lista era nossa? E também não achamos em nenhum lugar do texto que isso é um resumo do SxSW, são apenas 5 lições dos caras sobre o evento até agora. Estamos in loco, cobrindo do início ao fim, se quiser acompanhar todo o material ele está disponível na nossa home até o final do SxSW 2014. melhor ainda: se quiser elaborar seu comentário e transformá-lo em algo mais construtivo com opinião, se quiser compartilhar sua visão sobre o SxSw será um prazer compartilhar com a galera por aqui.

    • Legal Renato! Eu interpretei errado então. Que bacana que você tem essa visão, de verdade, o SXSW é um evento muito especial, é um produto incrível do que o mundo tem vivido. Acho seus questionamentos super pertinentes. Tive dúvidas muito parecidas do ano passado para cá sobre isso, principalmente com o crescimento desenfreado do evento e sua multifacetação.

      Update or Die realmente querem ficar discutindo, fazendo provocaçõeszinhas com quem segue e gosta de vocês? Qual o sentido disso? Eu não tenho obrigação de apenas fazer comentários construtivos de formas elaboradas. Como leitor, faço comentários como eu bem entender. Se minha opinião foi aquela, ponto! Ficar retrucando pra querer achar razão não vai levar vocês a lugar algum. Por sinal não vai servir de nada como RP ficar discutindo com um usuário na pagina de vocês não acha? Vocês estão abertos ao público, que tem sua opinião, saibam receber comentários, que vocês concordem ou não, ou que vocês achem adequados ou não.

log in

Seja bem-vindo(a) ao Update or Die!
Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
log in

sign up

Back to
log in