Zalipie (POL): Um vilarejo inteiro pintado à mão

A gambiarra que virou arte.

Até o final do século 19, todas as casas do pequeno e humilde vilarejo de Zalipie (68KM de Cracóvia, capital da Polônia) tinham um buraco no telhado, para deixar escapar a fumaça dos fogões à lenha.

Para disfarçar as manchas que essa fumaceira toda deixava nas paredes, as caprichosas mulheres da vila passavam uma mão de cal, para ficar branquinho de novo.

zalipie-5

Anos depois, quando as casas de Zalipie ganharam chaminés, as manchas de fumaça acabaram. Mas as tiazinhas polacas já estavam viciadas. E logo começaram a competir umas com as outras, pintando não apenas as paredes, mas qualquer coisa que não conseguisse fugir delas: o galinheiro, o celeiro, os batentes, as portas, os pratos, as canecas, as casinhas dos cachorros, pontes, chão da praça, tudo. Cachorros e crianças escapavam, mas só os mais ligeiros.

Zalipie virou uma imensa e coletiva tela 3D.

parede

Começaram, como fazem as crianças, inventando padronagens básicas como linhas, zigue-zagues, bolinhas, ondinhas, etc. Até que uma começou a usar argila, outra começou a colar pedaços de tecidos com leite, açucar e claras de ovos, outra começou a fazer pincéis com crina de cavalos e cabelos humanos, e os desenhos foram ficando mais elaborados e as flores foram escolhidas como tema preferido. Começaram a brotar por todas as superfícies planas – ou quase planas – de Zalipie. Mais rápido do que as flores de verdade.

zalipie-3

Aí, em 1905 um padre de Cracóvia foi rezar uma missa em Zalipie e ficou maravilhado com as casas. Quando voltou para a capital, escreveu um artigo sobre o vilarejo florido e Zalipie ficou famosa. Criaram uma data oficial para premiar a casa mais bonita, em uma festa que acontece todo ano, na semana seguinte a Corpus Christi. As flores começaram a aparecer nos vilarejos vizinhos de Kuzie, Niwka and Kłyż. A pintora mais famosa era Felicja Curyłowa (1904–74) e suas 3 casas viraram um museu.

galinheiro

E tem gente que ainda não acredita no poder do ócio. E da simplicidade.

Vamos nos entediar! Mesmo porque, hoje é sexta-feira. Pinta aí sua parede.

zalipie-7

zalipie-1

zalipie-2

zalipie-4

zalipie-6

zalipie-8

zalipie-9

zalipie-10

zalipie-11

zalipie-12

zalipie-13

zalipie-14

zalipie-15

zalipie-16

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More