Gosta de abreviar palavras? Vai gostar mais ainda de desabreviar

OMG! Você adora abreviar palavras, não é mesmo? Mas já experimentou o caminho contrário?

Por exemplo, você digita “@@” no seu teclado… e o texto é substituído pelo seu email completo! Assim funcionam os substituidores de texto, pequenas ferramentas que existem por aí há décadas em computadores e aplicativos, mas que por incrível que pareça, muita gente ainda não conhece. E se você é uma delas, pode comemorar porque ao final deste post você terá em mãos (literalmente) um truque ridiculamente simples e absurdamente útil, daqueles da categoria “muda a vida”.

Se você já usa, tchau, pode ir para o próximo post. Se não usa, vem comigo.

Me responde: quantas vezes você digitou o seu email inteirinho, letra por letra, na última semana? Já parou para pensar no tempo que você gasta com essas coisas que você digita toda hora, várias vezes por dia? Melhor ainda: sabia que dá para chamar textos inteiros usando a mesma técnica? Propostas, orçamentos, códigos, assinaturas… tudo isso pode ser acionado por uma simples abreviação.

atext2

 

O QUE VOCÊ DEVE FAZER JÁ:

Não vou transformar o post em um tutorial com todas as possibilidades (você pode ler mais aqui), mas separei algumas dicas pessoais (sou usuário de Mac/iOS, mas tudo isso tem similar para Windows/Android):

01. Seu Mac/iPhone/iPad já vêm com um text replacement de fábrica em system preferences>keyboard>text>”+”, mas ficam restritos à frases curtas e não vai funcionar no Chrome.

02. A solução é partir para um app. Existem vários, alguns caros, outros até com sistema de assinatura. O que eu uso é o “aText”, que custa só 5 dólares (uma vez só) e tem vários recursos, mas é bem fácil de usar. E tem um free trial de 14 dias se quiser testar antes.

03. Sugiro que você use apenas coisas bem básicas durante um tempo, só para ver como funciona e o quanto muda sua vida, sem complicar muito. As minhas preferidas são:

  • “,,,” vira o meu email.
  • “,end” vira o meu endereço completo (meu nome, rua, cidade, estado, CEP, tudo).
  • “,prod” vira uma lista de acesso e senhas para fornecedores que nos ajudam na parte de produção (SFTP, username, senhas, etc)
  • palavras que digito errado o tempo todo tipo “nnao”, agora viram “não” automaticamente e nunca mais vou errar.

Reparou que todos começam com uma vírgula? É apenas uma maneira de não acionar a substituição na hora errada, no meio de um texto qualquer, invente um método assim para facilitar. Fique com três abreviações só para acostumar e transformar em algo que você faça sem pensar. Depois você pode criar inúmeras outras abreviações, os aplicativos criam inclusive uma colinha fácil de acessar para você não precisar decorar tudo. E dá para criar também coisas superelaboradas que você pode fuçar no link que mencionei acima.

Vai por mim, parece uma coisa ridícula (e é), mas vai mudar sua rotina. Vai nessa.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More