Saindo do Armário é jogo narrativo sobre sexualidade e múltiplas escolhas

Equipe de Ribeirão Preto publica versão em português do jogo criado pelo canadense Nicky Case

thumbnail

Na vida, certas decisões não tem volta. Mas e se você pudesse repensar ou reviver algo que marcou a sua?

O game Saindo do Armário – Coming Out Simulator, do canadense Nick Case, tem proposta similar. Criado durante a Nar8 GameJam  – evento anual que propõe aos participantes que construam narrativas digitais inovadoras – de 2014, ele revisita uma situação específica na vida do artista, que assumiu sua sexualidade aos pais, conservadores que só, numa noite qualquer, em 2010… e que acabou tornando-se inesquecível.

Nick é o próprio narrador do jogo. Dialogando com o jogador, ele nos conduz através de uma série de situações e decisões que devemos tomar para tornar sua “saída do armário” o mais “indolor” possível. Mas a missão não é tão simples assim. E será que tudo é tão verdadeiro quanto parece? Cada escolha afeta a reação dos outros personagens e altera todos os rumos da narrativa: cada vez que se joga, é única.

Dessa forma, o público descobre o que de fato rolou com Case em sua vida real, sem deixar de explorar possibilidades do que poderia ter acontecido também. A experiência é tocante, e estar em contato tão aberto com o narrador/desenvolvedor faz com que o público crie uma empatia quase imediata por ele, colocando-se em seu lugar.

Segundo o próprio Nicky, Saindo do Armário não é um jogo apenas sobre assumir sua sexualidade:

“Ele não só ajuda as pessoas a simpatizarem e compreenderem essa situação enfrentada por adolescentes gays, mas reflete sobre outra coisa também. As pessoas estão no armário no que diz respeito à religião, política, seus hobbies… É sobre essa tensão entre querer ser o que se é e escondê-lo para a sociedade que o game trata. É um jogo, no fim das contas, sobre meias-verdades”, conta.

Disponível no site oficial de Nicky Case para os jogadores, Coming Out Simulator agora também tem sua versão em português, traduzida por Thiago Fabril e Renato Alves, do Lab.ArtGame, projeto cultural sobre cultura game, de Ribeirão Preto – SP.

Para jogar, o site da Labart Game

 

saindo-do-armario-3
Mãe e filho em conversa durante o jantar.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More