SXSW: o poder da narrativa

Christopher Graves, chairman global da Ogilvy, realizou ontem uma das últimas palestras do Interactive, aqui no South by Southwest. Com dinâmicas divertidíssimas, o showman provou (em todas elas) que as pessoas só mudam de ideia quando são submetidas a narrativas potentes. Exemplos não faltaram, desde argumentos usados nas eleições americanas, onde os candidatos insistiram em usar números para convencimento dos eleitores, à diversas outras situações, em que a lógica foi usada, em detrimento da emoção, destacando que a única sensação provocada neste caminho é a de desconforto em quem já está com a cabeça feita sobre tal assunto.

Reconhecido por ser um dos grandes inovadores em narrativas persuasivas, Graves criou uma metodologia baseada na neurociência, lembrando que nosso cérebro é mais emocional do que racional e que nosso poder de decisão vai ficando mais afiado com o passar dos anos – citando a adolescência como um período perigoso, já que os jovens tendem a seguir a maioria.

O publicitário lembrou que é muito comum ver no mercado de propaganda palavras como “sinergia”, “valor agregado”,  “paradigma”, “fora da caixa” e que isso é um erro gigante, já que nosso cérebro funciona muito melhor dentro da “imaginabilidade”.

Para finalizar, demonstrou sua tese, através da a campanha genial  da Chrome, como exemplo de marca que poderia cair na armadilha de trazer números robustos sobre sua força, mas que apostou em um storytelling incrível para evidenciar o seu valor, de forma brilhante. Espie:

https://www.youtube.com/watch?v=R4vkVHijdQk

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More